GDF quer sinalizar 400 km de trilhas até o aniversário de Brasília
Um acordo de intenções foi assinado neste sábado, durante lançamento do projeto Caminhos do Planalto Central, que visa preservar o Cerrado
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) quer sinalizar e estruturar os 400 km de trilhas ecológicas da região até o aniversário de 60 anos de Brasília, comemorado no dia 21 de abril de 2020. O anúncio foi feito neste sábado (28/09/2019), durante o lançamento do projeto Caminhos do Planalto Central, ocorrido no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, localizado na Praça dos Três Poderes. Um acordo de intenções foi assinado entre as secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
De acordo com o tratado, além de concluir a sinalização, o projeto permitirá que sejam identificados o potencial turístico, de geração de empregos e de preservação ambiental nas conhecidas trilhas ecológicas do Distrito Federal. O Caminhos do Planalto Central integrará parte do Caminho dos Goyases, que liga a cidade de Goiás Velho à Chapada dos Veadeiros, ambos no estado vizinho, que é um dos quatro circuitos da Redetrilhas.
O projeto é dividido em três arcos que contam a história e apresentam as belezas naturais e arquitetônicas da capital brasileira. “Cerca de 60% das trilhas passarão pelos nossos parques. Essas atividades são importantes para a preservação ambiental. É estratégico levar as pessoas que gostam dessa prática para ajudar a preservar”, ressaltou o presidente do Ibram e ex-ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte.
Para João Carlos Machado, um dos coordenadores do Caminhos do Planalto Central, a sociedade e o Governo do Distrito Federal estão fazendo um projeto de parceria para preservar o patrimônio, a cultura, o meio ambiente e incentivar o Turismo no Distrito Federal. “Estamos convidando toda a cidade a conhecer o Cerrado e construindo um equipamento público de 400 quilômetros para estar todos os dias disponíveis. Estamos convidando o Brasil e o mundo a conhecerem as belezas que temos”, comemorou.