metropoles.com

GDF pede mais tempo para responder questionamentos da CPI da Covid

Ofício do Buriti ao senador Omar Aziz (PSD-AM) solicita 10 dias além do prazo determinado pela comissão para finalizar retorno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
senador omar aziz CPI da covid no senado federal 1
1 de 1 senador omar aziz CPI da covid no senado federal 1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) solicitou mais 10 dias além do prazo fixado para responder aos questionamentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 sobre os gastos de recursos da União direcionados à capital federal durante a pandemia do novo coronavírus.

O documento foi protocolado em maio, mas apenas nesta quarta-feira (23/6) apareceu nos registros do sistema do Senado Federal. De acordo com o Executivo local, o pedido foi feito realmente no mês passado, embora o sistema da CPI apenas tenha liberado o acesso agora.

Os mais recentes protocolos, segundo o GDF, foram de arquivos densos para auxiliar nos trabalhos da apuração. Os esclarecimentos foram dados na noite desta quarta-feira (23/6) pelo Palácio do Buriti.

No ofício dirigido ao presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), a Consultoria Jurídica do Palácio do Buriti, sede do Executivo local, justificou o pedido de dilatação do prazo ao argumentar sobre a complexidade das perguntas.

“Nesse contexto, diante da complexidade das informações requeridas, solicito, por obséquio, a dilação do prazo inicialmente fixado, por mais dez dias úteis, para finalização das diligências necessárias para consolidação da resposta a essa Egrégia Comissão”, explicou Reinaldo Cosme Vilar de Oliveira Junior, consultor executivo em substituição.

No documento, o servidor também afirmou que “a elevada quantidade de documentos” que instruem o processo “causou a inviabilidade técnica da remessa via correio eletrônico (e-mail)”.

“Esclareço que os documentos citados na Nota Técnica e nos ofícios supracitados foram digitalizados e serão enviados por mídia (CD-R) diretamente à Secretaria dessa Insigne Comissão Parlamentar de Inquérito”, reforçou.

Logo no início dos trabalhos, os integrantes da CPI aprovaram requerimentos para que todas as unidades da Federação colaborassem com informações sobre o direcionamento de recursos federais para estados e municípios durante a crise sanitária.

Governadores chegaram a ser convocados para depor na comissão, mas uma decisão monocrática do STF suspendeu os depoimentos até que o plenário da Suprema Corte decida sobre a legalidade desses requerimentos, já que há questionamentos sobre a prerrogativa do Congresso Nacional obrigar oitivas com chefes de executivos estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Veja fac-símile de trecho do documento:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?