GDF libera 70 mil vagas para vacinação de pessoas acima de 25 anos com comorbidades
Agendamento estará disponível a partir do meio-dia de sexta-feira (28/5) e a vacinação começa no sábado (29/5)
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, confirmou nesta quinta-feira (27/5) a liberação de 70 mil vagas de agendamento para vacina contra a Covid-19 de novos grupos prioritários incluídos no plano local de vacinação. Segundo ele, a nova fase inclui pessoas acima dos 25 anos com comorbidades, o que inclui o último grupo inserido pelo Ministério da Saúde, de Doenças Neurológicas Crônicas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, para essas pessoas, o agendamento estará disponível ao meio-dia de sexta-feira (28/5) e a vacinação começa no sábado (29/5). O paciente que conseguir agendar sua dose de vacina poderá comparecer ao local de vacinação selecionado a partir de sábado, conforme horário de funcionamento das unidades.
Também serão disponibilizadas 2.083 vagas destinadas aos profissionais aeroportuários, que pela primeira vez serão contemplados pela campanha de vacinação contra a Covid-19, e outras 2.601 vagas para profissionais das Forças de Segurança e Salvamento.
“Já são 10 mil em disponibilidade para profissionais de saúde. Serão mais 70 mil para comorbidades, além de aeroportuários e também as forças de segurança e forças armadas. Então, são vacinas que já estão sendo programadas para serem aplicadas”.
A pasta explica que a medida foi necessária para facilitar o agendamento que, com diversos acessos simultâneos, as intercorrências no sistema de registros sejam minimizadas.
Na última quarta-feira (26/5), duas remessas de vacinas foram recebidas pelo Governo do Distrito Federal, de acordo com a previsão divulgada anteriormente. O primeiro lote de 78 mil doses da vacina AstraZeneca que chegaram no final da manhã. O segundo lote desembarcou em Brasília por volta das 14 horas, com 10.530 doses da vacina da Pfizer.
Os dois carregamentos serão destinados à aplicação de primeiras doses (D1) e terão 10% das vacinas armazenadas como reserva técnica, para se evitar qualquer perda.