GDF diz que 30 pontos serão exclusivos para vacinar jovens de 17 anos
De acordo com o secretário da Casa Civil, decisão ocorreu para evitar que outros grupos etários busquem o imunizante específico para menores
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que 30 pontos de vacinação contra a Covid-19 ficarão exclusivos, na terça-feira (24/8), para a vacinação de jovens com 17 anos. A nova faixa etária contemplada foi confirmada na manhã desta segunda (23/8) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
“Esses pontos de vacinação que estarão no site da Secretaria de Saúde não estão disponíveis para maiores de 18 anos, apenas para adolescentes de 17 anos. Por que está sendo feito isso? É o cuidado que se tem, principalmente para evitar a escolha do imunizante”, apontou Rocha.
Segundo ele, se o ponto de vacinação para 17 anos fosse aberto com os demais haveria procura específica pela vacina da Pfizer. “E isso poderia levar a uma falta para os adolescentes, já que é a única fórmula autorizada para essa faixa etária. Então, por isso, serão 30 pontos direcionados para a aplicação dessa vacina para 17 anos”, disse.
Segundo o secretário, além dos adolescentes com essa idade, os postos específicos também continuarão a vacinar grávidas e puérperas, uma vez que é a fórmula aplicada também nesses grupos.
De acordo com o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, três unidades terão o funcionamento até as 22h: UB 7 Ceilândia, UB 5 de Taguatinga e a UBS de Brazlândia. “São unidades que têm técnicos muito qualificados e que conseguem fazer muitas aplicações num único dia”, informou.
Confira os locais de vacinação exclusiva para 17 anos:
Novas doses
A Secretaria de Saúde recebeu, na manhã de domingo (22/8), mais 19,3 mil unidades da Coronavac, divididas igualmente entre primeira e segunda dose. Por volta de 18h30, chegaram à Rede de Frio Central outras 22.330 unidades da Pfizer-BioNTech – entre as quais há 14.040 para primeira aplicação e 8.190 para a segunda dose. Na sexta, foram recebidas 37,8 mil doses da Coronavac (divididas entre D1, D2 e 10% de perda técnica) e mais 28.068 doses da vacina Pfizer-BioNTech.
A distribuição das novas remessas ocorrerá nesta segunda, para que os imunizantes sejam aplicados na terça-feira (24/8). Ainda hoje, está prevista a chegada de mais 47 mil doses da vacina AstraZeneca, todas para aplicação de D2.