GDF alerta para baixa procura por vacinas de jovens com comorbidades
Secretaria de Saúde indicou que, das 15 mil vagas, menos de 50% agendaram a data da imunização e que doses poderão ser remanejadas
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) alertou, nesta quinta-feira (12/8), que pouco menos da metade do total de 15 mil vagas para adolescentes com 12 e 17 anos com comorbidades foi preenchida e efetivada com a aplicação da vacina contra Covid-19. Desse total, 8.480 vagas foram preenchidas, mas apenas 6.662 delas agendadas efetivamente.
“O cadastramento e o agendamento continua aberto na Secretaria de Saúde. Há vagas suficientes para todos, e peço que aqueles que têm essas características, vocês que se enquadram nesse público, que procurem a Secretaria de Saúde por meio do sítio na internet e faça o seu cadastramento, que está aberto”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva de imprensa.
Durante a entrevista, o integrante do Palácio do Buriti reforçou que, caso não haja o preenchimento dessas vagas nos próximos dias, a Secretaria de Saúde está autorizada a remanejar as doses para outras categorias.
“É lógico, e vou repetir, que vacina não vai ficar parada. Se a Secretaria de Saúde perceber que essas 15 mil vagas foi um número superestimado, ela vai direcionar essas vacinas para a faixa etária que hoje sendo vacinada”, frisou.
A marcação é necessária para evitar que haja aglomeração e também para impedir que os jovens precisem aguardar na mesma fila da vacinação por faixa etária.
Recentemente, o GDF ampliou as possibilidades de vacinação para esse grupo. Agora, adolescentes com deficiência física, auditiva, visual, mental, múltipla, transtorno de espectro autista e síndrome de Down podem receber o imunizante.