GDF aguarda ministério para definir vacina em pessoas com comorbidades
Secretário de Saúde disse que cerca de 200 mil pessoas declararam ter doenças pré-existentes e, por isso, aguarda nova remessa de vacina
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou nesta segunda-feira (26/4) que o Governo do Distrito Federal (GDF) aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde para definir quais doenças preexistentes estarão na lista nacional das pessoas com comorbidades que possam ser vacinadas pela pasta.
De acordo com o responsável pelo plano local de imunização, doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos, como diabetes e hipertensão, estão entre os quadros clínicos com maior índice de letalidade causada pela Covid-19 no Distrito Federal.
“Sem deixar de observar doenças raras, síndrome de down e pacientes renais que também serão tratados. Todos eles serão atendidos e não esquecidos. Precisamos de disponibilidade da vacina, porque esse público total atinge cerca de 200 mil pessoas”, informou.
Formulário
Segundo Osnei Okumoto, assim que as remessas forem encaminhadas pelo Ministério da Saúde e autorizadas pelo GDF, um formulário com autodeclaração de doença deverá ser preenchido para garantir a veracidade da informação e, com isso, ter direito à vacina. “A informação não condizente com a realidade poderá sofrer as sanções legais”, frisou.