Fórum no ClubHouse debaterá pauta antirracista para política nacional
Evento será realizado na quarta-feira (5/5), na nova plataforma digital, e terá retransmissão pelo Youtube com lideranças negras do país
atualizado
Compartilhar notícia
Um coletivo de lideranças negras e ativistas contra o racismo estrutural decidiu se reunir com o objetivo de tratar de pautas específicas e demandas negligenciadas pela classe política e agentes públicos na história do Brasil. O Fórum Poder, Política e Agenda Preta será realizado na próxima quarta-feira (5/5), às 21h, dentro da plataforma ClubHouse, mas transmitida pelo Youtube para aqueles que não têm acesso à plataforma.
“Esta iniciativa surgiu de uma análise dos debates feitos recentemente na plataforma virtual, onde assuntos pertinentes aos recortes de raça, gênero, classe e geografia são constantemente negligenciados e tratados de forma superficial. Então, este fórum nasce de uma ação afirmativa com o interesse de gerar um documento público para que lideranças politicas entendam de forma direta as demandas pertinentes do movimento negro”, explicou Antônio Isupério, organizador do evento digital e especialista em afroconsumo.
A expectativa é de receber a participação de Nina Silva (CEO do D’Black Bank – banco digital voltado para população negra), Preto Zezé (presidente da Central Única das Favelas – Cufa), Adriana Barbosa (fundadora da Feira Preta), Helber Oliveira (empresário da banda Jota Quest), DJ Zeu (produtor cultural), Laís Gomes (engenheira de software e colunista MidiaNinja) e Jovinha Rocha (historiadora), entre outros (veja abaixo).
O evento conta com o apoio do Hub de Inovação Digital Movimento Black Money, a consultoria criativa Tatu Cultural e o maior club brasileiro da plataforma digital, o Brazilians in ClubHouse. As informações podem ser solicitadas pelo e-mail isuperio@hotmail.com.
Clubhouse
O ClubHouse é uma plataforma exclusivamente dedicada a conteúdos em áudio. São salas e fóruns de bate-papo por áudio feitas pelos próprios usuários, nas quais todo mundo pode entrar, mas nem sempre falar. Isso porque o criador do espaço pode selecionar quem poderá se expressar dentro do chat.
Por enquanto, a plataforma funciona por meio de convites, como foi com o finado Orkut e algumas outras redes sociais. Até o momento, a plataforma social só funciona em iPhones.
Veja os participantes:
- Nina Silva (CEO D’Black Bank)
- Preto Zezé (Cufa)
- Adriana Barbosa (fundadora da Feira Preta),
- Dandara Pagu (comunicadora digital),
- Willian Reis (coordenador do Afroreggae),
- Ad Junior (head de Marketing da Trace Brasil)
- Marcelo Zig (fundador do Quilombo PDC)
- Flavia Diniz (fundadora Resenha das Pretas),
- Paty de Jesus (atriz e DJ)
- Helber Oliveira (banda Jota Quest)
- Manoel Soares (escritor e apresentador de TV)
- Bruna Benevides (articulação política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – Antra)
- Netinho de Paula (cantor e apresentador)
- Amanda Graciano (head de startups cubo Itaú)
- Raul Santiago (gestor de projetos sociais)
- Ana Minuto (Minuto Consultoria)
- Lais Gomes (Engenheira de Software e Colunista MidiaNinja)
- Cipriano (Black Coach)
- Alan Soares (cofundador Movimento Black Money)
- Antonio Isupério (especialista em afroconsumo)
racismo