metropoles.com

FNDE decide suspender Fies de universidade investigada pela PF

Órgão decidiu instaurar processo administrativo para apurar os indícios de irregularidades na concessão do benefício após operação policial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/JCNET
ministério da educação MEC
1 de 1 ministério da educação MEC - Foto: Reprodução/JCNET

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu instaurar, nesta terça-feira (03/09/3019), processo administrativo para apurar os indícios de irregularidades na concessão do Financiamento Estudantil do Governo Federal (Fies) no município de Fernandópolis (SP). Além disso, o órgão federal também suspendeu, de forma cautelar, a participação da instituição investigada em novas liberações do benefício, “até que a sindicância seja concluída”.

De acordo com o FNDE, os contratos firmados irregularmente também serão cancelados e os valores pagos indevidamente serão cobrados da instituição, informou a assessoria. A ação cirúrgica ocorre horas após a Polícia Federal ter realizado, na manhã desta terça-feira (03/09/2019), a Operação Vagatomia para combater esquema de fraudes do Fies no município paulista. De acordo com a PF, há indícios de comercialização de vagas e transferência de alunos do exterior — principalmente do Paraguai e da Bolívia — para o curso de medicina.

Agentes investigam ainda supostas fraudes no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no exame Revalida.  O dono da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa, de 63 anos, e outras 18 pessoas foram presas. De acordo com a Polícia Federal, nos últimos cinco anos, aproximadamente R$ 500 milhões do Fies e Poruni foram concedidos de forma fraudulenta.

Os investigadores calculam que milhares de alunos carentes por todo o Brasil podem ter sido prejudicados em razão das fraudes com entidades particulares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?