Federação com PSDB ameaça permanência de senadora Leila no Cidadania
Congressista deixou PSB para ser candidata ao Palácio do Buriti pela nova sigla, mas aproximação com Doria incomoda parlamentar do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O recente anúncio de que o Cidadania pode formalizar uma federação partidária com o PSDB já repercute no Congresso Nacional.
Uma das baixas que o partido possivelmente terá, nos próximos dias, é a da senadora Leila Barros (Cidadania-DF), que se alinha mais ao campo de centro-esquerda.
Ex-filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), a congressista migrou de legenda com a possibilidade de disputar o Palácio do Buriti nas eleições deste ano.
No fim da semana passada, o diretório nacional do Cidadania a formação de federação com o PSDB. A decisão foi tomada após votação em dois turnos.
Apesar da aprovação, os dois partidos ainda vão negociar as regras para a união.
Isso porque o PSDB tem como pré-candidato à presidência da República o governador de São Paulo, João Doria, enquanto o Cidadania tem como pré-candidato o senador Alessandro Vieira.
O Cidadania também cogitava fazer federação com o PDT e o Podemos, mas o PSDB foi o mais votado. No 1º turno, os tucanos receberam 54 votos, enquanto o PDT teve e o Podemos, 14. No 2º turno, o PSDB recebeu 56 votos, e o PDT 47.