metropoles.com

Faculdades do DF decidem não voltar com aulas presenciais neste semestre

De acordo com o sindicato que representa 20 estabelecimentos, só aulas práticas podem ocorrer, a depender do currículo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Google Street View/Reprodução
iesb
1 de 1 iesb - Foto: Google Street View/Reprodução

As faculdades particulares adiaram o retorno das aulas presenciais. A decisão é do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal (Sindepes-DF), que definiu, após assembleia na última sexta-feira (29/1), recomendar o ensino remoto até o fim do primeiro semestre. No Distrito Federal, as escolas voltaram às aulas na segunda-feira (1º/2), e as faculdades voltariam depois do Carnaval, mas as instituições decidiram manter a educação a distância até uma nova decisão.

Segundo o sindicato que representa 20 faculdades particulares, as atividades práticas, de maneira geral, poderão ocorrer de forma presencial na medida em que os associados entenderem necessário para o bom cumprimento dos currículos. A entidade reforçou a importância de adotar todas as medidas sanitárias e de distanciamento social condizentes com a estrutura física das instituições.

“As entidades mantenedoras decidiram consensualmente priorizar a saúde de toda a comunidade acadêmica. As instituições permanecem comprometidas com a qualidade na adaptação ao formato de ensino remoto, sem qualquer prejuízo ao conteúdo disponibilizado aos estudantes”, explicou o presidente do Sindepes-DF, Luiz França.

Segundo o diretor do sindicato Thiago Gomes, “desde o início da pandemia da Covid-19, as entidades mostraram-se prontamente dispostas ao elaborar estratégias adequadas para este momento”.

Em vídeo, Edson Souza, um dos mantenedores do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), reforçou a posição da categoria. “Em assembleia na sexta-feira, a gente recomendou aos nossos associados que mantenham as aulas teóricas em formato remoto, assim como foi feito no semestre passado. A gente entende que as atividades práticas sejam feitas de maneira presencial, mas a gente recomenda que isso ocorra tão somente na medida da necessidade daquilo que as instituições considerarem o bom cumprimento dos currículos”, disse.

Momento inadequado

No total, a decisão afeta 210 mil estudantes matriculados em instituições associadas ao Sindepes-DF. O entendimento do sindicato é de que ainda não é o momento adequado para a volta das aulas presenciais, com exceção dos cursos da área da saúde, como medicina, odontologia, fisioterapia e enfermagem.

“As instituições de ensino superior do Distrito Federal reiteram seu compromisso com a saúde de toda sua comunidade acadêmica e permanecem comprometidas com a qualidade de ensino na adaptação ao formato remoto síncrono emergencial e sua constante melhoria”, finalizou o presidente do Sindepes-DF.

Veja o vídeo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?