Exército notifica TikTok por não ser dono de perfil que defende golpe
Deputado Ivan Valente denunciou conteúdo de conta atribuída à Força Armada, com 200 mil seguidores, por aventar intervenção militar no país
atualizado
Compartilhar notícia
O Exército Brasileiro informou, nesta quinta-feira (19/8), ter notificado o TikTok por não ser proprietário oficial da conta @exercito.oficial da plataforma, a qual divulga conteúdos antidemocráticos e em defesa de intervenção militar no país.
O Metrópoles noticiou que o deputado federal Ivan Valente (PSol-SP) havia questionado, na última quarta-feira (18), a legitimidade de um perfil na plataforma atribuída à Força Armada e que publicou vídeos em defesa de um golpe contra a democracia. O perfil foi temporariamente suspenso da plataforma após ter o conteúdo denunciado.
“O Centro de Comunicação Social do Exército notificou ontem a plataforma Tik Tok, informando que a conta em questão não se tratava de perfil oficial do Exército Brasileiro”, registrou.
“O Centro de Comunicação Social do Exército informa que as mídias sociais em vigência, atualmente, no âmbito da Força, são Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Blog. O Exército Brasileiro não possui conta e/ou perfil oficial na rede social TikTok”, continuou.
Denúncia
Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), Ivan Valente indagou se a administração do conteúdo seria, de fato, responsabilidade da força militar de Estado, uma vez que o nome de usuário escolhido foi @exercito.oficial.
“Na conta que se apresenta por Exército, um vídeo com insinuações gravíssimas sobre a tese insustentável do ‘poder moderador’ das FFAA via artigo 142. Solicitamos informações ao Comando do Exército para confirmar se a conta é oficial, como aparenta”, afirmou o deputado.
A descrição do perfil, que se aproxima dos 200 mil seguidores informa: “Bem-vindos ao perfil oficial do #ExércitoBrasileiro”. Contudo, não há o sinal de verificado pela rede social, instrumento para legitimar a autoria do cadastro.