metropoles.com

Ex-diretores do BRB na gestão Agnelo são proibidos de atuar em bancos

Decisão do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional negou recurso dos ex-gestores acusados de irregularidades financeiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Prédio do BRB
1 de 1 Prédio do BRB - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Dois ex-diretores do Banco de Brasília (BRB), que ocuparam os cargos durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz (PT), estão proibidos de atuar em instituições financeiras supervisionadas pelo Banco Central ou que integrem o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Antônio Ailton Batista de Oliveira e Vanderley Batista Barbosa ocuparam a área responsável pela operação de câmbio do banco entre 2013 e 2014, quando foram constatadas movimentações financeiras irregulares para beneficiar três clientes.

De acordo com o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o Banco Central identificou “demonstrações contábeis atípicas e com indícios de falsificação” com saltos milionários em comprovantes de faturamento bruto anuais dos três correntistas.

Além de uma multa ao banco, ambos ex-diretores haviam recebido a penalidade e ingressaram com recurso contra a decisão administrativa. Contudo, no acórdão publicado nesta quinta-feira (2/6), os integrantes do conselho de recursos seguiram o voto do relator Pedro Frade de Andrade e negaram o provimento.

Por isso, tanto Aílton Batista quanto Vanderley Barbosa ficarão 6 anos sem poder atuar em instituições financeiras. Além disso, a nova decisão também manteve uma multa ao BRB de R$ 100 mil por não ter diagnosticado a possível fraude interna.

Procurada, a defesa dos ex-diretores afirmou que identificou incoerências no processo administrativo e vai contestar a decisão do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional na Justiça.

“Vou entrar judicialmente contra o conselho para anular essa decisão”, disse.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?