EUA indica diplomata Elizabeth Bagley como embaixadora no Brasil
Além de embaixadora em Portugal, Bagley já atuou como conselheira sênior dos secretários John Kerry, Hillary Clinton e Madeleine Albright
atualizado
Compartilhar notícia
Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (19/1), a indicação da diplomata e advogada Elizabeth Frawley Bagley como candidata a embaixadora do país no Brasil. A embaixada está sem alguém oficialmente no cargo desde a saída de Todd Chapman, em julho de 2021.
De acordo com o comunicado, a indicação passará por processos de aprovação, incluindo a confirmação pelo Senado dos EUA, antes de ser finalizado.
Bagley atua com diplomacia e advocacia há mais de quatro décadas. No currículo inclui serviço como conselheira sênior dos secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton, e Madeleine Albright. Além de representante especial para a Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para Parcerias Globais e embaixadora norte-americana em Portugal.
Bagley é proprietária e membro da diretoria da SBI, uma empresa de telefonia celular em Show Low, Arizona. Anteriormente, ela atuou como conselheira do escritório de advocacia Manatt, Phelps & Phillips em Washington, D.C., especializado em direito internacional. Elizabeth também trabalhou como professora adjunta no Centro de Direito da Universidade de Georgetown e como produtora do ABC News em Paris, França e Washington, DC.
No início da carreira, trabalhou com o Departamento de Estado e Congresso para os Tratados do Canal do Panamá, foi assistente especial para os Acordos de Camp David e auxiliou nas conexões com o Congresso para a Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (Acordos de Helsinki) em Madri, Espanha.
Bagley é Bacharel na Regis College, Weston, Massachusetts, e Doutora em Direito pelo Centro de Direito da Universidade de Georgetown.
Ao longo de sua carreira, a candidata a embaixada no Brasil já recebeu diversas honrarias, incluindo o prêmio de Honra Distinta do Secretário de Estado, o prêmio Meridian International Public Diplomacy Award e foi agraciada com a Ordem do Infante D. Henrique, a maior honra civil de Portugal.