Em reunião com bancada feminina, Maia define nome de candidata à Mesa
Atual presidente sinalizou apoio à deputada Soraya Santos (PR-RJ) e pretende agradar PP, PRB, PSD e apoiadores retardatários
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato à reeleição no comando da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) reuniu parte da bancada feminina nesta quinta-feira (31/1) com o objetivo de ganhar ainda mais musculatura para seu projeto de comandar a Casa por mais dois anos. Para pelo menos 20 deputadas, o atual presidente discursou por mais de meia hora e enfatizou que pretende garantir espaço para participação de mulheres em seu eventual novo mandato.
Maia aproveitou a presença das parlamentares para anunciar o nome de Soraya Santos (PR-RJ) na chapa. A representante do Rio de Janeiro disputará a cadeira de primeira-secretária da Casa com apoio do conterrâneo. Com a sinalização de apoio à colega, o democrata tenta acenar positivamente para o partido dela, que vai contar com 33 integrantes.
Do DF, por exemplo, o atual presidente contou com a presença das deputadas Celina Leão (PP), Paula Belmonte (PPS), Bia Kicis (PSL) e ainda com Flávia Arruda (PR). Todas foram ouvir o que o candidato poderia propor às representantes femininas no Congresso Nacional.
Para os demais postos na Mesa, Maia precisará de jogo de cintura para acomodar possíveis aliados. O PSD, por exemplo, quer a garantia de que o federal Fábio Faria (PSD-RN) ocupe a 3ª Secretaria. O cargo, contudo, poderá ser disputado com a candidatura avulsa do estreante Julio Cesar (PRB-DF).
Outro embate também será com a definição do nome que concorrerá à 2ª Secretaria. Atual 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP-MA) é um dos nomes cotados. Contudo, com as novas rodadas de negociações que ocorrem até a noite desta quinta-feira (31/1), muita coisa ainda pode mudar.
Um jantar está marcado na residência oficial da Câmara dos Deputados, no Lago Sul, para vários parlamentares. Durante o evento, Maia tentará assegurar mais apoios de partidos políticos e definirá a composição da chapa. Do outro lado da cidade, no Clube do Exército, Fábio Ramalho (MDB-MG) — principal concorrente do democrata na corrida à presidência da Casa — aproveita para realizar uma festa para deputados bem na véspera da eleição que decidirá o rumo da Câmara dos Deputados.