Durante um ano, portal atendeu 91 mil pacientes Covid em telemedicina
Missão Covid oferece consultas gratuitas para pacientes com suspeita ou já diagnosticados com a doença e reúne 1,4 mil médicos voluntários
atualizado
Compartilhar notícia
Um ano após o lançamento, uma plataforma criada para oferecer consultas virtuais gratuitas a pacientes com sintomas ou já diagnosticados com o novo coronavírus atingiu a marca de 91 mil pessoas atendidas, em 2.289 cidades brasileiras. No total, foram 1,4 mil médicos voluntários participantes e 4,2 milhões de acessos.
O projeto é do cardiologista Leandro Rubio e do oncologista Raphael Brandão, que decidiram criar a Missão Covid, com o suporte de Cristiano Kanashiro, da consultoria de inovação digital GO.K.
Lançado em março do ano passado, o portal de atendimento começou com apenas 20 médicos voluntários. Até o mês passado, foram registradas 21.041 solicitações de atendimentos no estado do Rio de Janeiro e 18.487 em São Paulo. Do total de pacientes atendidos pela plataforma, 83% tiveram hipótese diagnóstica de Covid-19.
“Quando tivemos a ideia da Missão Covid não imaginávamos onde chegaríamos. Somos muito gratos pela experiência que ganhamos profissional, pessoal e, mais do que tudo, por ter acreditado em uma missão humanitária que fez a diferença na vida de tantas pessoas”, afirmou Leandro Rubio.
Ajuda a um clique
A prática da Telemedicina ainda é uma questão em debate no Brasil. O uso da tecnologia para o atendimento médico foi autorizado em caráter emergencial e está liberado até o final da pandemia, de acordo com a aprovação do projeto de lei que tramita no Senado Federal.
No momento em que a pandemia chega ao seu maior pico, com hospitais lotados em todo o país, a Missão Covid continua atendendo diariamente pessoas de todo o Brasil, e contribui para que pessoas com sintomas leves da Covid-19 não precisem sair de casa em busca de orientação médica.