metropoles.com

Duas variantes da Covid-19 foram encontradas em pacientes do DF

De acordo com secretário de Saúde, uma nota técnica será emitida ainda nesta terça-feira (9/3) para detalhar informações sobre a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Autoridades do DF visitam Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)
1 de 1 Autoridades do DF visitam Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, adiantou que pelo menos duas variantes da Covid-19 foram encontradas em pacientes internados na rede hospitalar do Distrito Federal.

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, nesta terça-feira (9/3), o titular da pasta afirmou que uma nota técnica será expedida oficialmente para detalhar qual tipo de mutação foi encontrada e a quantidade de pacientes.

“Em relação às novas cepas, a gente percebe que há uma transmissibilidade maior e os pacientes ficam mais tempo hospitalizados, o que requer mais insumos e, consequentemente, maior uso de leitos, mesmo com a letalidade menor”, disse.

Okumoto informou que, anteriormente, todo o material biológico coletado era encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, mas que agora as amostras passaram a ser analisadas pelo Laboratório Central da Secretaria de Saúde (Lacen-DF).

“Toda vez que a gente realizava o exame, encaminhávamos a amostra para o Adolf Lutz a fim de saber a característica mutante, mas agora já temos essa análise aqui pelo Laboratório Central. Hoje informaremos o quantitativo de pacientes encontrados, mas já são pelo menos duas cepas diferentes”, disse.

Consciência

Pela taxa de transmissibilidade alta e o tempo maior de internação, Okumoto pediu que a população tenha consciência e respeite o momento pandêmico atual vivido na capital da República.

“De ontem para hoje, a taxa de transmissão era 1,38. Hoje, embora tenha reduzido, ainda está alta: 1,32. Esperamos que com essas medidas, esses índices venham a diminuir. O percentual de ocupação está em quase 96%, com a abertura de alguns leitos de ontem para hoje, mas até o fim do dia deve aumentar. Quando alguém recebe alta, o leito é logo ocupado. Se a população não entender que a situação é grave, não vamos conseguir diminuir a transmissibilidade e a taxa de ocupação de UTI”, disse.

Durante a coletiva, Osnei Okumoto voltou a tranquilizar a população ao frisar que o contrato mantido atualmente pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com as distribuidoras de oxigênio é suficiente para o atendimento atual. O titular da pasta, contudo, alertou sobre o risco de a procura pelo gás vital crescer no país, o que pode impactar no atual cenário do DF.

“O contrato da SES atende a necessidade atual e nos dá segurança por enquanto, mas não dará se o Brasil inteiro precisar de oxigênio. Então é importante que todos os estados tenham o cuidado que o DF tem tido”, destacou.

Fiscalização

A coletiva foi realizada com a presença do secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, e de Segurança Pública, Anderson Torres, responsável pela força-tarefa que fiscaliza se as pessoas estão cumprindo o lockdown e o toque de recolher anunciados pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

De acordo com Torres, neste momento as barreiras policiais e a atuação das equipes servirão apenas para orientar a população a ter maior consciência sobre a situação de emergência pública. No primeiro dia de atuação, não houve registros mais graves de descumprimento, conforme adiantou.

“Estamos aqui para orientar e recomendar sobre as regras impostas. Há aquelas pessoas que se negam e essas sim serão penalizadas. Mas a grande maioria da população tem sido parceira.”

Conforme o decreto assinado pelo governador do DF, as medidas permanecerão em vigor na capital federal até o próximo dia 22.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?