Doutora Jô e Derson Maia, do PDT, lançarão “pré-candidatura coletiva”
Postulante à CLDF e à Câmara dos Deputados, dupla quer unir forças com representantes de segmentos sociais para “encorpar” eventual mandato
atualizado
Compartilhar notícia
Pré-candidatos do PDT-DF ao Legislativo, o presidente nacional da Frente Favela Brasil, o servidor público Derson Maia, e a ex-secretária de Igualdade Racial do Distrito Federal e advogada Josefina Serra – conhecida como Doutora Jô – prometem inovar nas eleições com uma “candidatura coletiva”.
O objetivo é inserir na corrida eleitoral o maior número possível de pessoas que representem segmentos da sociedade, como mulheres, negros e ciclistas, além de moradores da periferia.
Derson tentará uma cadeira na Câmara dos Deputados, e Jô, uma vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Segundo ele, a população poderá ser “cocandidata”.
Derson e Jô compartilham histórias em comum. De origem pobre, os dois superaram o preconceito racial e social, e hoje lutam para trazer ao debate uma agenda política da população negra.“Seria uma maneira de a gente ter um mandato ‘ubuntu’, uma filosofia africana pela qual nós só somos o que somos por meio de outros”, explicou. A ideia é lançar um site para que os cidadãos possam participar da elaboração das propostas, além de divulgar carta de compromisso na qual as lideranças poderão opinar sobre a redação de leis.
Além da representatividade, defendem a implementação de políticas públicas nos setores de infraestrutura e educação. Derson ainda levanta a bandeira da reestruturação do setor público para acabar com a desigualdade nas carreiras.
Os dois lançarão as pré-candidaturas oficialmente em uma transmissão ao vivo, a partir das 20h30 de sexta-feira (15/6), no Instagram e no Facebook.