metropoles.com

Distrital quer obrigar venda de gás veicular em todos os postos do DF

Petista Wasny de Roure pegou carona na greve dos caminhoneiros para apresentar proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
gas
1 de 1 gas - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Na onda da grande crise de abastecimento causada pela greve dos caminhoneiros, o deputado distrital Wasny de Roure (PT) apresentou projeto para estimular o uso do gás natural veicular (GNV) e do biodiesel no Distrito Federal. O objetivo é obrigar a venda dos combustíveis alternativos em todos os postos da capital do país.

A medida repete o que já ocorre em outras capitais, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, locais em que já se popularizaram. O destaque é o Rio de Janeiro, onde o gás veicular (GNV) é 67% mais competitivo frente ao etanol e 58% ante à gasolina. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado.

Por sinal, o estado do Rio concede desconto de 75% no Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para quem converte o carro para a nova modalidade.

Além dos constantes reajustes dos combustíveis derivados do petróleo, a ideia é fomentar o uso de recursos menos poluentes nos grandes centros urbanos. “Precisamos pensar nas energias renováveis. Afinal, uma hora o petróleo vai acabar e a população precisará de outras opções, em termos de combustível, para se locomover”, defende Wasny de Roure.

Passos lentos
Contudo, se aprovada, a proposta não sairá do papel de forma tão rápida. No DF, apenas dois postos vendem o combustível alternativo: Candangolândia e Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).

A CEBGás, empresa do holding do grupo da Companhia Energética de Brasília (CEB), anda a passos lentos. E tem mais: uma conversão de carro a combustível fóssil para a gás custa, em média, R$ 2 mil, um valor alto se comparado com o tempo de retorno do investimento para um condutor.

O proprietário de veículo a gás ainda precisa desembolsar R$ 400 (a depender do carro) para custear uma inspeção veicular exigida pelo Inmetro anualmente.

Procurada, a CEBGás não havia se pronunciado até a publicação desta matéria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?