Dissidentes do PSDB-DF tentarão lançar Abadia como candidata ao GDF
Caso a tucana aceite a proposta, o partido terá de passar por prévias internas para que os filiados decidam entre ela ou Izalci Lucas
atualizado
Compartilhar notícia
Uma ala do PSDB-DF começa a costurar a possibilidade de lançar a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia a um cargo majoritário nas eleições de outubro deste ano. O grupo tentará convencê-la a aceitar a proposta para que, até as convenções partidárias, ela seja confirmada como candidata cabeça de chapa ou vice-governadora.
Caso a tucana resolva acatar a sugestão da legenda, o partido terá de passar por prévias internas a fim de que os filiados decidam entre ela ou a possível candidatura de Izalci Lucas, atual presidente da sigla. O deputado federal já tem, inclusive, construído caminho próprio para disputar o Palácio do Buriti.
No ninho tucano, as duas alas são adversárias e brigam por espaço. Izalci tem sido referendado pelo comando nacional da legenda como presidente regional da agremiação. Contudo, a prorrogação do mandato do parlamentar vence no início de junho e, até lá, o grupo rival pretende convencer Abadia a, mais uma vez, enfrentar a campanha majoritária, tarefa que não será fácil.De qualquer forma, Abadia – que atualmente ocupa a Secretaria de Projetos Estratégicos do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) – confirma a desincompatibilização até o dia 7 de abril próximo, seis meses antes da data da eleição, segundo prevê a lei eleitoral. “Até agora, só sei que tenho de deixar o governo porque serei candidata. Recebi a proposta, mas não confirmei nada ainda. É uma outra conversa”, despista.
“Ciscar para dentro”
O deputado federal Izalci Lucas minimiza a classificada por ele como “estratégia de poucos”. Segundo o parlamentar, após uma fase de disputas internas, o partido parte para o consenso. “Os nossos caminhos já estão alinhados nacionalmente e, como todos já sabem, PSDB não caminhará junto com o PSB do Rollemberg. Essa etapa está vencida. Abadia terá legenda para deputada federal, garanto isso a ela. Sobre os outros, os procurarei para conversarmos. Agora é hora de ciscar para dentro”, declarou o tucano.