metropoles.com

Dissidentes do PSDB-DF tentarão lançar Abadia como candidata ao GDF

Caso a tucana aceite a proposta, o partido terá de passar por prévias internas para que os filiados decidam entre ela ou Izalci Lucas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Título de Cidadão Honorário de Brasília para o Joaquim Roriz – Brasília – DF 04/08/2015
1 de 1 Título de Cidadão Honorário de Brasília para o Joaquim Roriz – Brasília – DF 04/08/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Uma ala do PSDB-DF começa a costurar a possibilidade de lançar a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia a um cargo majoritário nas eleições de outubro deste ano. O grupo tentará convencê-la a aceitar a proposta para que, até as convenções partidárias, ela seja confirmada como candidata cabeça de chapa ou vice-governadora.

Caso a tucana resolva acatar a sugestão da legenda, o partido terá de passar por prévias internas a fim de que os filiados decidam entre ela ou a possível candidatura de Izalci Lucas, atual presidente da sigla. O deputado federal já tem, inclusive, construído caminho próprio para disputar o Palácio do Buriti.

No ninho tucano, as duas alas são adversárias e brigam por espaço. Izalci tem sido referendado pelo comando nacional da legenda como presidente regional da agremiação. Contudo, a prorrogação do mandato do parlamentar vence no início de junho e, até lá, o grupo rival pretende convencer Abadia a, mais uma vez, enfrentar a campanha majoritária, tarefa que não será fácil.

De qualquer forma, Abadia – que atualmente ocupa a Secretaria de Projetos Estratégicos do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) – confirma a desincompatibilização até o dia 7 de abril próximo, seis meses antes da data da eleição, segundo prevê a lei eleitoral. “Até agora, só sei que tenho de deixar o governo porque serei candidata. Recebi a proposta, mas não confirmei nada ainda. É uma outra conversa”, despista.

“Ciscar para dentro”
O deputado federal Izalci Lucas minimiza a classificada por ele como “estratégia de poucos”. Segundo o parlamentar, após uma fase de disputas internas, o partido parte para o consenso. “Os nossos caminhos já estão alinhados nacionalmente e, como todos já sabem, PSDB não caminhará junto com o PSB do Rollemberg. Essa etapa está vencida. Abadia terá legenda para deputada federal, garanto isso a ela. Sobre os outros, os procurarei para conversarmos. Agora é hora de ciscar para dentro”, declarou o tucano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?