metropoles.com

DF: uma única rede de farmácias recebeu 70% dos testes grátis de Covid

Do total da remessa, 49 mil exames foram direcionados para Atacadão Drogacenter; o restante, para outras cinco redes de drogarias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Goiânia (GO) 22/06/2021 Cidade de Goiânia realiza a 21a testag
1 de 1 Goiânia (GO) 22/06/2021 Cidade de Goiânia realiza a 21a testag - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Pelo menos 70% dos testes de Covid-19 distribuídos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal para o convênio com a iniciativa privada foram direcionados para a mesma rede de farmácias.

A informação sobre a distribuição dos insumos foi obtida por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), após pedido do advogado Marivaldo Pereira. O Metrópoles teve acesso ao documento.

Dos 70 mil exames disponibilizados para o programa de testagem, 49 mil foram direcionados para a empresa Atacadão Drogacenter, que dispõe de 16 unidades. A rede Farmácias Descontão recebeu 9 mil kits de testagem.

Além delas, outras quatro empresas do ramo (São Rafael, Drogaria Brasil, Planalto e KTY) tiveram o direito a 3 mil testes cada.

Segundo o documento, não houve pagamento ou cobrança das farmácias que iriam realizar os testes, como também não houve custo para a secretaria realizar os testes, uma vez que os kits foram fornecidos pelo Ministério da Saúde.

“Foi firmada apenas uma parceria entre as drogarias e a Secretaria de Saúde. O órgão ofereceu os testes que foram fornecidos pelo ministério, e as drogarias entraram com os profissionais para realizarem os exames”, explica.

Procurada, a Secretaria de Saúde explica que a Drogacenter “é uma rede de farmácias, com várias unidades aptas a realizarem a testagem contra a Covid-19. Contudo, cada farmácia recebeu 3 mil testes, a exemplo das demais”, frisou.

3 imagens
Os testes são gratuitos
A princípio, testes ocorrerão mediante agendamento
1 de 3

Teste pode ser feito a partir do primeiro dia de sintomas da Covid-19

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Os testes são gratuitos

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

A princípio, testes ocorrerão mediante agendamento

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
Convênio

O programa de testagem gratuita, com a participação voluntária de drogarias, foi anunciado na segunda quinzena de janeiro e ajudou a desafogar a rede pública local na grande demanda por diagnósticos.

Por meio de parceira entre a Fecomércio-DF e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), a Secretaria de Saúde informou que serão disponibilizados 800 mil Testes Rápidos de Antígeno (TR-Ag) para as farmácias credenciadas.

No início da parceria com a iniciativa privada, houve muita reclamação por parte da população, a qual tentava agendar, sem sucesso, o horário para realização do exame.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?