metropoles.com

DF tem dois ex-governadores que dependem do STF para candidaturas

José Roberto Arruda (PL) e Agnelo Queiroz (PT) aguardam manifestação da Suprema Corte para o retorno oficial à vida pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
plenário stf
1 de 1 plenário stf - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Dois ex-governadores de campos ideológicos opostos dependem dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para terem a possibilidade de retornar oficialmente à vida pública no Distrito Federal.

José Roberto Arruda (PL), que comandou o Palácio do Buriti entre 2007 a março de 2010 – quando foi preso –, e Agnelo Queiroz (PT), governador entre 2011 e 2014, aguardam a sinalização dos ministros da Suprema Corte sobre as perspectivas futuras na política.

O petista foi condenado em 2020 a pagar multa de R$ 1 milhão, além de ter os direitos políticos suspensos, após a Justiça constatar irregularidades nas obras de construção do novo Centro Administrativo do DF (Centrad), localizado em Taguatinga.

Agnelo aguarda que os ministros analisem a ADPF 603, protocolada pelo Solidariedade em 2019, para questionar um conjunto de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o marco temporal para o término do prazo da inelegibilidade de candidatos em decorrência das eleições de 2014. Queiroz entrou na ação como “amicus curiae”.

Já Arruda – um dos protagonistas do Mensalão do DEM e principal personagem da Operação Caixa de Pandora – chegou a entrar em campanha para deputado federal. Uma decisão desta segunda-feira (1°/8), contudo, cassou uma liminar e tirou a possibilidade do ex-governador concorrer nas eleições de outubro.

Agora, depende apenas de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a retroatividade da nova Lei de Improbidade.

Ambos conseguiram a chancela dos partidos para disputar o cargo de deputado federal. Caso não consigam reverter a situação atual, os dois ex-governadores poderão ser substituídos na corrida ao Congresso Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?