DF: Saúde quer vacinar 85% da população acima de 12 anos até dia 31
Durante audiência, secretário Pafiadache também disse que meta é imunizar 220 mil pessoas que ainda não tomaram ou receberam apenas 1ª dose
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, afirmou que o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende alcançar o índice, que diz respeito a imunização contra a Covid-19, de 85% da população acima de 12 anos até o fim de dezembro.
A declaração ocorreu, na segunda-feira (14/12), durante audiência pública virtual da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa.
GDF permite que população escolha marca da vacina contra a Covid:
De acordo com a pasta, atualmente, o Distrito Federal já superou a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas com a segunda dose (D2) da vacina contra a Covid, o que indica a cobertura vacinal de 80,01% a partir de 12 anos (considerando as 58.374 pessoas que receberam a dose única da Janssen).
Na avaliação do secretário, o processo de vacinação tem sido positivo tanto em relação à primeira e segunda doses quanto à dose de reforço. Ele também adiantou que a pasta deverá ter um posto de vacinação e de testagem no Aeroporto JK.
Busca ativa
Pafiadache também focou o discurso na meta de vacinar as cerca de 220 mil pessoas que ainda não se imunizaram ou tomaram apenas a primeira dose das fórmulas. “É a prioridade da Secretaria de Saúde do DF no atual momento”, segundo declarou o secretário à comissão.
Ele disse que a estratégia é ir ao encontro da população, pela “busca ativa”, com vacinação em feiras, além do posto fixo na Rodoviária do Plano Piloto, o qual disponibiliza todas as vacinas, exceto a da Janssen. Ele acrescentou que as áreas rurais serão alvo de ação da pasta ainda este ano.
“Queremos levar a vacina para quem não tomou porque não teve a oportunidade ou não teve condições de ir até uma Unidade Básica de Saúde”, alegou.