DF: Saúde apela para que idosos sigam critérios para vacinação
Pasta alertou que os estoques são repassados pelo Ministério da Saúde semanalmente e que ordem alfabética precisa ser respeitada
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal fez um apelo, nesta segunda-feira (23/03), para que os idosos respeitem a ordem alfabética determinada pela pasta para realizar a vacinação contra o vírus da Influenza (gripe). Nesta semana, quando a campanha foi iniciada, o Distrito Federal registrou faltas pontuais de insumos em algumas unidades de saúde, onde houve aglomeração de pessoas. Além de pessoas com mais de 60 anos, a pasta prioriza trabalhadores da área de saúde.
A estratégia das autoridades de saúde é para combaterem a gripe, já que os sintomas são parecidos com o do novo coronavírus e, com isso, reduzir a procura de unidades públicas. “No DF, a estratégia adotada prioriza os idosos esta semana por ordem alfabética e tem o objetivo de evitar aglomerações e promover maior controle das doses a serem aplicadas. Apelamos aos idosos que obedeçam a orientação determinada, exceto os casos de marido e mulher que mesmo tendo os nomes começados com letras diferentes podem ser atendidos no mesmo dia”, orientou.
“Destacamos ainda que neste ano também teremos a vacinação feita dentro dos veículos, nos postos que estão habilitados para esta modalidade. Se todos colaborarem não termos aglomerações nem tumultos”, reforçou.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu do Ministério da Saúde 60,8 mil doses da vacina contra a Influenza no primeiro lote. “Devido a alta demanda apresentada hoje (23/03) nas unidades, podem ocorrer faltas pontuais em alguns locais. O GDF já recebeu hoje um novo lote com 72 mil doses e as unidades básicas de saúde foram reabastecidas. A previsão dada pelo Ministério da Saúde é que os lotes sejam encaminhados semanalmente”, emendou.
Veja o calendário:
Importante destacar que a vacinação é feita por calendário. Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27 de março, levando em conta o primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc.) da seguinte forma:
– 23/03 — Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
– 24/03 — Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
– 25/03 — Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
– 26/03 — Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
– 27/03 — Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z
Há oitos postos em que os idosos podem se vacinar pelo drive thru (sem precisar sair do carro). Confira:
- Região Sul – UBS 1 do Gama (Setor Sul, Quadra 12)
- Região Oeste – UBS 5 da Ceilândia (QNM 16, Módulo F, Área Especial)
- Região Centro Sul – UBS 1 do Núcleo Bandeirante (Área Especial 3, 3ª Avenida), UBS 1 do Riacho Fundo (QN 07, Área Especial nº 09), e UBS 3 do Guará (QE 38 Área Especial)
- Região Central – UBS do Lago Norte (Setor de Habitações Individuais Norte, QI 3) e UBS 2 da 114 Norte (EQN 114/115 AE)
- Região Sudoeste – UBS 1 de Taguatinga (QNG, AE 18/19)
Falta de vacina
Pessoas com mais de 60 anos que fazem parte da primeira etapa de vacinação contra a gripe Influenza relataram ao Metrópoles, na manhã desta segunda-feira (23/03), que as doses acabaram por volta das 10h, em pelo menos dois postos de vacinação do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde garantiu que novos lotes serão direcionados aos postos e os idosos podem voltar ao local nesta terça-feira (24/03), caso não tenham sido vacinados.
Os idosos que chegaram duas horas após o início da campanha não conseguiram se vacinar e tiveram que procurar outros postos. As vacinas acabaram em unidades básicas de saúde da QE 38 do Guará 2 e da QL 20 do Lago Sul.