metropoles.com

DF registra queda de 23,85% no índice de mortes causadas por Covid-19

De acordo com secretário da Casa Civil, nas últimas semanas, o DF é a unidade federativa com maior queda do percentual de óbitos no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/ Metrópoles
UTIs DF
1 de 1 UTIs DF - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta quinta-feira (20/5) que houve uma queda de 23,85% no índice de mortes causadas pela Covid-19 no Distrito Federal. Durante a coletiva realizada no Palácio do Buriti, o gestor esclareceu que o número teve como base na semana atual, de 13 a 19 de maio, com relação à semana anterior.

“Na última semana, o Distrito Federal foi a unidade da federação em que houve a maior queda de novos óbitos por semanas no país. Quando a gente começou estas coletivas, o Brasil estava lá em cima no índice, ou seja, aumento de mortes. No dia de hoje, a gente verifica uma queda de 23,85%. Da federação, neste momento, o DF está com a maior queda de percentual de óbitos por conta da Covid no Brasil”, disse.

O secretário sublinhou que a taxa de transmissibilidade da doença chegou a 1.0 – o limite classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para acender o estado de alerta das autoridades para evitar uma nova onda de infecção. Contudo, segundo Rocha, a variação durante os dias é natural e o GDF segue monitorando os números para possíveis tomadas de decisões.

“Gostaria de chamar atenção que o fato das pessoas terem vacinado, mesmo com aquelas duas doses, não podem voltar a fazer tudo que faziam antes. A gente percebe que há um aumento de algumas faixas etárias na internação, aumento de casos, muitas vezes porque a pessoa acha, já estou vacinado, então eu posso sair e sem se preocupar com máscara, não se preocupar com a higienização das mãos e não se preocupar com distanciamento social. É importante que as pessoas sejam vacinadas e tomem os cuidados necessários. É fundamental isso para que a gente possa sair desse momento mais agudo”, disse.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?