DF começa a vacinar pessoas com 18 e 19 anos às 12h desta terça-feira
No total, serão quase 100 mil beneficiados pela nova fase do plano local de imunização, realizado pela Secretaria de Saúde do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou, nesta segunda-feira (16/8), que a vacinação dos jovens com 18 e 19 anos começará a partir das 12h desta terça-feira (17/8) no Distrito Federal. Geralmente, o horário se inicia às 8h, mas o atraso do envio pelo Ministério da Saúde de um componente específico para o preparo da Pfizer fez com que a Secretaria de Saúde mudasse o começo da imunização.
As demais faixas etárias contempladas pela campanha de vacinação do DF receberão os imunizantes no horário normal de abertura dos postos — todos poderão imunizar esses jovens, a partir das 12h.
De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), há estimadas 100 mil pessoas com essa faixa etária na capital da República. Para essa fase da imunização, a Secretaria de Saúde separou 98,5 mil doses a serem aplicadas nos próximos dias.
“Houve uma falha no envio desse diluente pelo Ministério da Saúde, então, esse produto só vai chegar hoje à noite. Por essa razão, a vacinação desse público começará ao meio-dia. Isso é para que as pessoas tenham a informação e que não procurem o posto de vacinação antes desse horário. Pode ser que antecipe, mas é o tempo necessário para a preparação das vacinas, que tem uma preparação toda diferenciada. Então, em razão disso, a vacinação desse público começa amanhã ao meio-dia”, reforçou.
No sábado (14/8), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), adiantou que a vacinação contra Covid-19 de jovens de 18 e 19 anos começará nesta terça. “Isso vai nos permitir, já na terça-feira, começar a vacinação desse grupo. Daí para a frente, vamos fazer um cronograma de imunização do público entre 12 e 17 anos sem comorbidade, mas isso vai depender um pouco da chegada de novas doses de vacina”, afirmou o governador à coluna Grande Angular.
Na oportunidade, o governador também havia comentado sobre a eventual antecipação da segunda dose da vacina no DF.
“Nós estamos seguindo a orientação do Ministério da Saúde no que diz respeito à antecipação de doses. Então, todas as vezes que eles colocam possibilidade de antecipação a gente tem feito. Agora, é preciso tomar muito cuidado para que a gente não tenha falta de doses para aqueles que chegarem nas datas corretas”, explicou.