DF antecipa em uma semana a 2ª dose da Pfizer para quem receberia até 3/9
Imunização completa para esse público começará na próxima quinta-feira (26/8) no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta segunda-feira (23/8), que antecipará a segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para quem estava agendado para receber o imunizante até o dia 3 de setembro. Com isso, a liberação das aplicações começará a partir da próxima quinta-feira (26/8).
“Me perguntaram por que não começava a vacinação da Pfizer, porque ainda não havia doses suficientes para fazer a antecipação. Com a chegada dessas doses novas, vai ser possível, a partir dessa quinta-feira, antecipar a segunda dose para aqueles que têm a D2 marcada até o dia 3 de setembro. Então, quem tem vacina marcada até o dia 3 de setembro pode procurar a antecipação a partir do dia 26/8, na quinta-feira”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.
De acordo com o integrante do Palácio do Buriti, até então, apenas a vacina fabricada dela Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) estava liberada para a antecipação das doses.
“Mantendo a antecipação da AstraZeneca, que já vinha sendo feita, mas era uma solicitação constante das pessoas que buscavam a antecipação da segunda dose da Pfizer. Então, tudo o que é possível fazer para facilitar e simplificar, a gente busca. Essa antecipação é mais uma forma de incentivo para que as pessoas busquem a imunização com as duas doses. Só com isso que a gente terá o ciclo de imunização totalmente finalizado e poderá avançar no retorno à normalidade da melhor forma e o mais rápido possível”, continuou.
Postos exclusivos
Gustavo Rocha também informou que 30 pontos de vacinação contra a Covid-19 ficarão exclusivos, na terça-feira (24/8), para a vacinação de jovens com 17 anos. A nova faixa etária contemplada foi confirmada na manhã desta segunda (23/8) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
“Esses pontos de vacinação que estarão no site da Secretaria de Saúde não estão disponíveis para maiores de 18 anos, apenas para adolescentes de 17 anos. Por que está sendo feito isso? É o cuidado que se tem, principalmente para evitar a escolha do imunizante”, apontou Rocha.
Segundo ele, se fosse aberto o ponto de 17 anos com os demais haveria uma procura específica pela vacina da Pfizer. “E isso poderia levar a uma falta para os adolescentes, já que é a única fórmula autorizada para essa faixa etária. Então, por isso, serão 30 pontos específicos para a aplicação dessa vacina para 17 anos”, disse.
Segundo o secretário, além dos adolescentes com essa idade, os postos específicos também continuarão a vacinar grávidas e puérperas, uma vez que é a fórmula aplicada também nesses grupos.
Confira os locais de vacinação exclusiva para 17 anos: