“Desrespeito”, dispara Lira sobre votação à noite para presidência da Câmara
Candidato à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) reclamou da previsão do atual presidente para a sessão de escolha do novo comando da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos principais candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou, nesta terça-feira (26/1), ser um “desrespeito” a previsão do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que escolha do novo comando da Câmara ocorra entre 21h30 e 22h da próxima segunda-feira (1º/2). O pleito será realizado após a divulgação do vitória do novo presidente do Senado Federal.
“Espero que a Mesa, por maioria, volte a decidir sobre essas regras e que seja em horário comercial. A gente já coincidiu os dias. Com relação a horários, acho que a decisão não está tomada oficialmente, porque a Mesa só se reunirá amanhã (27/1)”, ponderou.
O líder do Progressistas participou nesta tarde de um almoço que reuniu a maioria da bancada do Distrito Federal na Câmara. Seis dos oito integrantes estiveram presentes. Na saída do evento de apoio, criticou a sessão noturna.
Maia defendeu o horário como forma de garantir tempo hábil para que os blocos da Câmara dos Deputados possam indicar os nomes da disputa aos demais cargos da Mesa Diretora.
“Na Câmara, a minha impressão é que é impossível que a gente consiga iniciar [a votação] antes de 20h, 21h, já que será feita no mesmo dia da escolha dos blocos, das vagas na Mesa. Porque, quando começar a sessão, há ainda o discurso dos candidatos. Então, pela minha previsão, a votação vai começar lá pelas 21h30, 22h”, disse o atual presidente.
Contudo, se a promessa for cumprida, o horário ajudará também a informar os parlamentares sobre o resultado da escolha do Senado, marcada para 14h, o que, acreditam alguns nomes, poderia interferir no placar final da Casa. (Com informações de O Globo)