metropoles.com

Deputados do PSol entram na Justiça para anular nomeação de Pazuello

Ação foi distribuída para a 2ª Vara Federal Cível de Brasília e alega passado do general no comando do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eduardo Pazuello_CPI da Covid
1 de 1 Eduardo Pazuello_CPI da Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quatro deputados federais do PSol ingressaram com uma ação na Justiça Federal para anular a nomeação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (foto em destaque) para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (2/6) e distribuído para a 2ª Vara Federal Cível de Brasília.

Na peça, Sâmia Bomfim (SP), Fernanda Melchionna (RS), David Miranda (RJ) e Vivi Reis (PA) alegam que a nomeação do general do Exército visa ocupar cargo na Casa Civil não previsto em lei e que viola “o interesse público e à moralidade administrativa”. A ação também sublinha o “trágico legado” deixado pela passagem no Ministério da Saúde.

“Em relação ao perigo de dano, se à frente do Ministério da Saúde o Sr. Pazuello foi capaz de desarticular o combate à pandemia do novo coronavírus, sendo diretamente responsável pelo caos em que nosso país se encontra, quem dirá chefiando o gabinete do mais importante órgão integrante da Presidência da República”, registram.

A nomeação de Pazuello foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos.

Conforme adiantou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a ordem para nomear Pazuello partiu do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e a expectativa no Planalto era de que a nomeação fosse publicada ainda nesta terça-feira.

O cargo para o qual Pazuello foi nomeado é de natureza militar, como prevê no Decreto nº 10.374, assinado em 27 de maio de 2020 por Bolsonaro e pelo general Walter Braga Netto, então chefe da Casa Civil e atual ministro da Defesa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?