Deputados do DF batem-boca durante votação da reforma política
“Daqui a pouco vai começar o jogo do Botafogo, presidente”, disse Laerte Bessa (PR) para cortar a fala de Erika Kokay (PT)
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio às discussões sobre a reforma política no plenário da Câmara dos Deputados, um bate-boca entre a deputada Erika Kokay (PT-DF) e o deputado Laerte Bessa (PR-DF) marcou o início da votação da proposta que põe fim às coligações e cria uma cláusula de barreira para partidos.
A petista foi interrompida pelo parlamentar enquanto fazia um pronunciamento sobre a decisão de um juiz do Distrito Federal que liberou psicólogos para oferecer supostos tratamentos contra a homossexualidade, a chamada “cura gay“.
“Presidente, vamo (sic) começar logo o regimento. Se ficar dando um minuto para todo mundo não vai andar. Daqui a pouco vai começar o jogo do Botafogo, presidente”, irrompeu o deputado durante a fala de Kokay. O presidente da Mesa em exercício, JHC (PSB-AL), reprimiu Bessa: “Eu gostaria do respeito do deputado Laerte Bessa, já que existe uma oradora que está com a palavra garantida”.
A parlamentar afirmou em seguida que não se deve “naturalizar a truculência, a brutalidade e a ofensa, como se fosse natural e fizesse parte do rito parlamentar”. “O rito parlamentar tem que ter respeito à diferença”, completou.
Essa não é a primeira vez que os dois representantes do DF discutem no plenário da Câmara. Em 2016, durante a sessão que aprovou projeto de lei que retira a obrigação da Petrobras investir nos campos de exploração do pré-sal, os dois protagonizaram momentos de intenso debate e troca de ofensas.