Deputado que sugeriu jagunços contra petebista: “Não ameacei ninguém”
Rodrigo Valadares (PTB-SE) virou alvo de um pedido de cassação apresentado por Otávio Fakhoury, que entendeu ter sido ameaçado
atualizado
Compartilhar notícia
Após ter conversas de WhatsApp vazadas de um grupo secreto, o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB-SE) afirmou, nesta sexta-feira (4/2), que “não ameaçaria ninguém” ao se referir a Otávio Fakhoury, presidente do diretório do Partido Trabalhista Brasileiro em São Paulo (PTB-SP).
No texto divulgado nas redes sociais, o parlamentar sergipano indicava a contratação de “dois jagunços” para resolver o “problema em São Paulo”, se referindo ao comando petebista paulistano. Contudo, na conversa com o Metrópoles, afirmou ter sido um mal entendido.
“Essa história de ameaça é um absurdo. Eu não ameacei, nem ameaçaria ninguém. Fiz uma brincadeira no grupo de WhatsApp, que tinha quatro ou cinco pessoas, coloquei risadas abaixo e as pessoas riram também. Foi apenas pra descontrair o ambiente”.
Ouça o áudio encaminhado ao Metrópoles
“Figura caricata”
“Eu apenas disse que que se nossa presidente precisar se defender politicamente de ataques que vinha sofrendo eu estaria ao lado dela, como estou. Utilizei nessa brincadeira uma figura caricata, uma figura folclórica, que é um jagunço. Ninguém fala em jagunço, nem no Nordeste, e as pessoas infelizmente, por interesse político, estão utilizando isso como se fosse uma ameaça para tentar nos desgastar politicamente”, continuou.
“Eu acho que gente adulta não deveria levar isso a sério. Não deveria levar uma brincadeira, num grupo fechado, a sério. No mais, eu reafirmo todo o meu respeito a todos os integrantes do partido, mesmo aqueles que nesse momento de incompreensão estão exagerando no debate público”, finalizou.
Entenda o caso
Conversas de WhatsApp atribuídas ao parlamentar foram divulgadas nas redes sociais e sugeriram a indicação de “dois jagunços” para resolver o “problema em São Paulo”, se referindo ao comando petebista paulista.
O presidente do diretório de São Paulo do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Otávio Fakhoury, decidiu pedir a cassação de Rodrigo Valadares, deputado estadual petebista por Sergipe (SE).
A defesa de Fakhoury enxerga que o conteúdo pode ter sido uma ameaça contra o empresário e dirigente partidário e, por isso, pedirá o mandato de Valadares por quebra de decoro. Um boletim de ocorrência foi registrado também contra o parlamentar.
Deputado grampeado indica “jagunços” para calar dirigente do PTB-SP
Grupo secreto
Nas conversas gravadas, o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB-SE) sugere a possibilidade para a mudança no comando do diretório paulista, atualmente ocupado pelo empresário Otávio Fakhoury.
A totalidade do conteúdo resultou no afastamento da atual presidente nacional da sigla, Graciela Niemov, acusada de traição pelos petebistas aliados de Roberto Jefferson, presidente de honra da agremiação.
“Como todos já sabem, as conversas revelaram que o deputado disse que poderiam ‘resolver rápido SP…é só dizer ok’, para eu “deixar de osadia (sic)’. Diante da ameaça (que eu não levo na brincadeira), medidas legais já estão sendo tomadas”, afirmou Fakhoury pelo Twitter.
A reportagem tenta contato com o deputado e o espaço será atualizado se houver manifestação do parlamentar sergipano.
Veja a publicação:
De quebra, como todos já sabem, as conversas revelaram que o deputado disse que poderiam “resolver rápido SP…é só dizer ok”, para eu “deixar de osadia (sic)”. Diante da ameaça (que eu não levo na brincadeira), medidas legais já estão sendo tomadas. ⬇️ pic.twitter.com/3Xc9KEQ7Rz
— Faka 🇧🇷🇧🇷🇮🇱🇺🇸🇱🇧 (@opropriofaka) January 30, 2022