Deputado pede controle em aeroportos do país contra varíola de macacos
Doutor Luizinho (PP-RJ) pediu ao Ministério da Saúde a retomada de obrigatoriedade de aferição de temperaturas nos terminais brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Comissão Externa do Coronavírus da Câmara, deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), encaminhou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um requerimento formal para solicitar a retomada do controle de temperatura dos passageiros em aeroportos do país.
No documento, o congressista justifica o pedido diante do aumento de casos de varíola dos macacos no Brasil e, por isso, o solicita maior atenção, principalmente de voos oriundos da Espanha, onde foram confirmados mais de 600 casos. No Brasil, já foram diagnosticados 14 pacientes com a nova enfermidade.
O deputado lembra que, no Carnaval de 2020, antes de qualquer caso de Covid-19 tivesse sido registrado no Brasil, ele fez pedido semelhante ao então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mas acabou ignorado.
“Espero que a história não se repita”, disse.
Doença
Por ora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não se trata nem de epidemia, muito menos pandemia. Entretanto, na opinião do deputado, é fundamental conter o surto antes que ele saia de controle.
Diferentemente da Covid-19, a varíola dos macacos não é de fácil transmissão. O vírus é transmitido por meio de contato direito com animais ou humanos infectados ou com roupas e objetos de infectados, por meio da mordida de animais que carregam o vírus ou consumo destes, além de gotículas respiratórias e por via sexual.