metropoles.com

Deputado costura frente progressista para lançar candidatura ao Buriti

Leandro Grass quer unir partidos e políticos do campo progressista para criar alternativa à possível chapa para reeleição de Ibaneis Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ascom/Leandro Grass
Deputado distrital Leandro Grass
1 de 1 Deputado distrital Leandro Grass - Foto: Ascom/Leandro Grass

O deputado distrital Leandro Grass (Rede) anunciou, nesta quarta-feira (4/8), a criação de uma frente progressista de partidos de oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB) com objetivo de lançar candidatura ao Palácio do Buriti no ano que vem.

O parlamentar é tido, dentro do próprio partido, como uma opção ventilada até que todas as agremiações do campo de esquerda e centro-esquerda se reúnam para bater o martelo nos próximos meses. Até lá, Grass segue como pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF).

“A ideia é que a Rede comece a construir essa frente, de lançamento da pré-candidatura, mas com o objetivo de compor essa chapa de oposição. É claro que existem vários opositores, mas ainda não existe um campo formado para que dali saia o nome para concorrer ao Palácio do Buriti, juntando partidos e líderes políticos os quais tenham alinhamento entre si”, disse o deputado.

Nas próximas semanas, o parlamentar deve se reunir com os senadores José Antônio Reguffe (Podemos) e Leila Barros (PSB), com representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), além de nomes dispostos a integrar a possível coligação majoritária distrital, como o do ex-secretário de Educação Rafael Parente.

“Eu entendo que todos os partidos que não pactuam com a gestão Ibaneis são potenciais integrantes desse campo, que é oposição ao que o governador fez e faz no Distrito Federal. O campo progressista tem muita heterogeneidade. O PT é um dos principais partidos que a gente também precisa conversar. O grupo do Ibaneis hoje tem a máquina e terá acesso ao fundo partidário. Queremos ter a possibilidade de viabilizar um governo democrático dentro do campo progressista”.

Candidatura presidencial

Embora a Rede não sinalize uma candidatura nacional ao Palácio do Planalto, o que facilitaria um palanque local para a chapa ao GDF, o partido aposta na aliança com outras siglas para a construção de uma alternativa à polarização.

“Embora seja importante, o cenário nacional não é condicionante para que possamos seguir com nosso projeto local. O que temos é que o campo nacional vai ser contra Bolsonaro. Fazer frente ao discurso de Bolsonaro, aqui no DF, será fazer oposição também ao atual governo local”, disse.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?