De surpresa, vice-governador almoça em restaurante comunitário do DF
Paco Britto visitou a unidade batizada de Rorizão, em Samambaia, para acompanhar a retomada presencial das refeições servidas a R$ 1
atualizado
Compartilhar notícia
Coordenador do comitê contra a Covid-19 no Distrito Federal, o vice-governador Paco Britto (Avante), decidiu almoçar, nesta sexta-feira (20/8), no restaurante comunitário de Samambaia – também conhecido como Rorizão –, três dias após a retomada do serviço presencial.
Por decorrência da pandemia, as unidades ficaram fechadas ao público por cinco meses e funcionavam, até então, apenas com o serviço de venda de marmitas. Desde a última quarta-feira (18/8), no entanto, a alimentação dentro dessas unidades voltou a ser permitida, seguindo os protocolos de segurança contra o vírus.
O cardápio do dia foi feijoada ou torta de frango, arroz branco e virado de couve. “Verificamos o controle de acesso, a aferição de temperatura na entrada, o distanciamento das mesas e, o melhor de tudo, uma comida excelente”, elogiou.
Além das medidas relatadas por Paco, os restaurantes adotaram faixas no chão indicando o espaço mínimo a ser observado entre as pessoas, assentos obstruídos e a disponibilidade de álcool em gel.
Marmitas
Apesar da reabertura dos refeitórios, ainda é possível optar por comprar a marmita e levar para casa. Volta a ser autorizada a compra de até duas refeições por cliente. Pessoas em situação de rua atendidas pelo Serviço Especializado de Atendimento Social (Seas) têm gratuidade.
De janeiro a junho deste ano, foram servidas 3.932.327 refeições para a população em vulnerabilidade social. Desde junho de 2020, a população em situação de rua pode fazer as refeições gratuitamente em qualquer uma das unidades.