metropoles.com

De olho no Natal, feiras e shoppings podem ter funcionamento ampliado no DF

Decreto publicado no Diário Oficial acaba com restrição de horários e abre espaço para ampliação de funcionamento do comércio local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pessoas caminham em centro comercial
1 de 1 Pessoas caminham em centro comercial - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os shoppings, feiras e o comércio geral poderão ampliar o horário de funcionamento até o Réveillon, com o objetivo de recuperar os prejuízos impostos pelas medidas restritivas durante a pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. A brecha consta do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e publicado na última semana no Diário Oficial (DODF).

A medida é uma forma de estimular as vendas de fim de ano e fomentar a economia e o desenvolvimento local. Os dois textos acabaram, por exemplo, com restrições no horário de abertura dos shopping centers e permitem que as feiras permanentes passem a funcionar além dos dias de costume, de segunda a segunda. Atualmente, as feiras abrem de terça a domingo.

De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), mesmo com o novo esquema de funcionamento dos shoppings até mais tarde, os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias devem continuar a ser observados.

O uso de máscaras e manter distância mínima de dois metros entre si permanecem obrigatórios. Os estabelecimentos têm de oferecer álcool gel para a higienização das mãos.

“Ampliar o horário também é uma forma de evitar aglomerações, pois os consumidores terão mais tempo para fazer compras”, avalia o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), Francisco Maia.

Adaptação

Tradicional nas festas de fim de ano, a ampliação do horário de funcionamento do comércio depende de um acordo entre comerciantes e comerciários. Com o fim das restrições, o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) vai iniciar as discussões e negociar com o Sindicato dos Empregados no Comércio do DF (Sindicom) a abertura e as horas excedentes de trabalho dos funcionários.

Geralmente, os shoppings funcionam duas horas a mais no período natalino – das 9h às 23h. Mas a adesão à ampliação depende de cada lojista.

“Precisamos também saber do interesse dos empresários de abrir as lojas”, pondera o consultor jurídico do Sindivarejista, Auro Vidigal. “Muitos reclamam dos custos, como pagamento de horas extras, adicional noturno e até contratação de mais funcionários, porque os vendedores não podem trabalhar mais de dez horas por dia, contando duas horas extras”.

A convenção coletiva assinada entre patrões e empregados estabelece que, em 24 e 31 de dezembro, as lojas funcionarão em horário especial. Na véspera de Natal, o comércio fica aberto até as 19h, mas os empregados continuam a atender consumidores que estiverem dentro das lojas depois que as portas fecharem.

Na véspera do Réveillon, o expediente será encerrado às 15h. E, em 25 de dezembro e 1º de janeiro, o comércio não funciona. (Com informações da Agência Brasília).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?