De 2018 para cá, Ibaneis alterou a raça: trocou “branco” para “pardo”
Governador do DF mudou etnia declarada no registro de candidatura à reeleição encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se autodeclarou “pardo” no registro de candidatura de reeleição enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 2018, quando ainda disputava o Palácio do Buriti pela primeira vez, o então candidato havia preenchido ser “branco”. A mudança está disponível no site oficial responsável pela divulgação das candidaturas.
Indígena
Um caso parecido ocorreu com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos). Em 2018, o então candidato afirmou ser descendente de indígenas.
No mais recente registro, para concorrer ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, Mourão declarou ser “branco”. E justificou a mudança como um “erro de preenchimento”.
“Sou descendente de índios sim, e com muito orgulho. Está estampado no meu rosto e na minha pele, independentemente de qualquer formulário burocrático. Resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário”, reclamou Mourão em um post.