De 156 garis afastados das ruas, 55 foram confirmados com Covid-19 no DF
Número se refere aos funcionários da Valor Ambiental, uma das prestadoras de serviço de coleta de lixo no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 55 garis que atuam em diversas áreas da limpeza pública do Distrito Federal foram confirmados com o novo coronavírus. O balanço parcial é resultado de uma exigência feita pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para que as empresas prestadoras de serviços informem, por meio de boletins semanais, o número de casos de Covid-19 registrados entre os trabalhadores do segmento.
Até agora, apenas a Valor Ambiental, uma das principais empresas contratadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), fez o balanço com os resultados. De acordo com documento obtido pelo Metrópoles, dos 156 profissionais que apresentaram sintomas ou tiveram contatos com infectados, 55 foram confirmados com a doença.
Ainda conforme o relatório, não houve registro de óbito decorrente do coronavírus entre a categoria e 108 trabalhadores já retornaram ao trabalho. Os dados foram registrados entre 8 de março e 5 de julho deste ano.
Desde o início da pandemia, os garis estão expostos à infecção pelo Sars-Cov-2, mas não tiveram a opção de realizar o teletrabalho como forma de resguardar a própria saúde. Eles integram o time de profissionais que são considerados essenciais para o funcionamento da cidade.
Registros
Os trabalhares atuam na coleta e no transporte de resíduos sólidos domiciliares, remoção de entulhos, varrição e lavagem das ruas, pinturas de meio-fio e ainda nas unidades de transbordo do Aterro Sanitário de Brasília (ASB).
Dessas áreas, a que apresentou maior número de infecção foi a de coleta manual de resíduos, com oito registros. O contato direto com superfícies contaminadas é uma das principais formas de infecção pela nova doença. Cinco trabalhadores já receberam alta e três ainda estão em observação.
Outros quatro trabalhadores que atuam nas varrições de rua também testaram positivo para o novo coronavírus. Eles permanecem afastados, segundo informou a empresa ao Governo do Distrito Federal (GDF).