metropoles.com

CPI da Pandemia pede para TRF-1 acesso a processos da Falso Negativo

Presidente Omar Aziz (PSD-AM) acolheu questão de ordem de senador Izalci Lucas (PSDB-DF) sobre investigação de superfaturamento de testes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Senado
Senado instala CPI da Covid
1 de 1 Senado instala CPI da Covid - Foto: Reprodução/TV Senado

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), autorizou o envio de um ofício, nesta terça-feira (4/5), para que a Justiça Federal compartilhe todas as informações processuais da Operação Falso Negativo. A ação investiga possíveis superfaturamento na compra de testes de Covid-19 pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A questão de ordem foi solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que já havia apresentado requerimento anterior destinado ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), mas foi informado de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia entendido que o julgamento da matéria era de responsabilidade da Justiça Federal.

“É fundamental que possamos ter acesso a essas informações no âmbito da CPI da Pandemia, até mesmo porque o ex-secretário chegou a ser preso durante o exercício do cargo. Por isso, vamos solicitar o encaminhamento de ofício à 12ª Vara Criminal da Justiça Federal determinando o compartilhamento dessas informações ainda hoje”, afirmou o tucano.

A primeira fase da operação foi deflagrada em julho do ano passado. Um mês depois, seis integrantes da cúpula da Secretaria de Saúde do DF, incluindo o chefe da pasta, Francisco Araújo, foram presos no âmbito da Falso Negativo. Em seguida, o GDF os afastou dos cargos.

Na ocasião, apenas o mandado de prisão contra o titular afastado da Subsecretaria de Administração Geral, da Secretaria de Saúde do DF, Iohan Andrade Struck, não foi cumprido. O advogado de Iohan, Alexandre Adjafre, disse que o cliente estava com suspeita de Covid-19 e apresentou atestado de 10 dias para isolamento do ex-subsecretário.

Atualmente, nenhum dos investigados na Falso Negativo está preso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?