Covid: índice de transmissão cai abaixo de 1 e tranquiliza GDF
Taxa foi anunciada nesta segunda-feira (16/8) durante coletiva de imprensa realizada pelo Palácio do Buriti
atualizado
Compartilhar notícia
O índice de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal caiu para 0,96 nesta segunda-feira (16/8), conforme anunciou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti. Nos últimos dias, a taxa permanecia acima de 1, que é o alerta de autoridades sanitárias sobre a possibilidade de infecções pelo Sars-CoV-2.
“Na semana passada, houve dias que chegou a 1.05, e a gente vinha falando que era um aumento esperado por conta do período de férias, por conta das pessoas que viajaram, por conta do retorno de determinadas atividades. Na última atualização, está em 0,96 e voltamos para o patamar abaixo de um”, disse.
Segundo o secretário, há cinco pessoas na lista de espera para internação por Covid-19 no banco de dados da Secretaria de Saúde e 60 leitos vagos. A espera é procedimento comum enquanto o diagnóstico da doença é confirmado ou pelo fato de as unidades específicas para a doença estarem passando por desinfecção.
“Quando a gente chega nos leitos de suporte ventilatório, que são os hospitais de campanha, nós temos 174 leitos vagos, o que perfaz uma taxa de ocupação de 42%. Então nós temos 72% em UTI, 42% no suporte ventilatório, 60 leitos vagos de UTI, 174 leitos vagos com suporte ventilatório.”