metropoles.com

Covid: deputado do DF apresenta piora e recebe suporte respiratório

Distrital esperava receber alta na próxima segunda (2/8), mas equipe médica descartou liberação após novos exames dos pulmões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / CLDF
Guarda Janio
1 de 1 Guarda Janio - Foto: Divulgação / CLDF

O deputado distrital Guarda Janio (Pros) apresentou, neste domingo (1º/8), uma piora no quadro clínico decorrente da infecção por Covid-19 e precisou recorrer a um suporte respiratório.

Após uma melhora considerável no estado de saúde, o parlamentar tinha a previsão de receber alta do Hospital DF Star na próxima segunda-feira (2/8), mas a liberação foi descartada pela equipe médica.

De acordo com o boletim médico, o paciente apresenta “progressão do acometimento pulmonar pela Covid, estando em torno de 60% e aumento de parâmetros inflamatórios, sem sinais de infecção bacteriana secundária”.

Ainda de acordo com o relatório, “foi colocado um cateter nasal de alto fluxo com boa adaptação”. A fim de combater a inflamação, foi administrada a medicação tocilizumabe, que também auxiliará no quadro respiratório.

Internação

Guarda Janio está internado com Covid-19 desde a última quinta-feira (29/7). No boletim de sábado (31/7), os médicos indicaram melhoras no quadro clínico do parlamentar.

De acordo com a equipe médica, a capacidade respiratória do parlamentar havia evoluído e, conforme os exames daquele momento, o comprometimento dos pulmões havia caído de 50% para 20%.

O distrital apresentou sinais gripais na última terça-feira (27) e foi hospitalizado após agravamento dois sintomas. Janio procurou atendimento no Hospital São Francisco, em Ceilândia, uma das únicas unidades de saúde privada que aceitam o plano de saúde dos policiais militares.

A transferência se deu pelo fato de a Câmara Legislativa (CLDF) ter convênio com a nova unidade hospitalar.

Mandato

Guarda Janio assumiu a cadeira de distrital na Câmara Legislativa após o deputado Fernando Fernandes (Pros) voltar a comandar a Administração Regional de Ceilândia.

A mudança vinha sendo ventilada nos corredores da CLDF há dias, mas o martelo foi batido após reunião realizada com o governador Ibaneis Rocha (MDB), em 10 de junho último.

A suplente por direito de Fernando Fernandes seria a ex-deputada e atual administradora de Arniqueiras, Telma Rufino (Pros). No entanto, ela decidiu ficar à frente da administração, abrindo espaço para Guarda Janio assumir o mandato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?