Covid-19: PCDF reforça proteção a servidores com 6 mil máscaras
Entidade determinou a compra do equipamento para que seja distribuído a todas as unidades policiais. Valor total será de R$ 19.960
atualizado
Compartilhar notícia
Como mais uma forma de conter a proliferação do novo coronavírus, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) determinou a compra de 6 mil máscaras de proteção facial para agentes, delegados e outros servidores da instituição. A aquisição foi por meio de dispensa de licitação e o total gasto será de R$ 19.960.
Os equipamentos ajudam a prevenir o contágio pela Covid-19 e servirão para reabastecer o estoque das áreas médicas da entidade. A quantidade estimada, 6 mil, segundo a PCDF, se adequa ao necessário para atendimento da situação de emergência. Até a última atualização, realizada no dia 11 de abril, a Polícia Civil tinha dois profissionais confirmados com Covid-19 e mais de 100 servidores afastados.
“Antes da crise, [os materiais] eram utilizados predominantemente na Policlínica, Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML). Porém, considerou-se, também, que alguns fornecedores com nota de empenho já emitidas pela PCDF, especialmente para a aquisição de máscaras descartáveis, se recusaram a entregar o material já adquirido, alegando a necessidade de repactuação do preço do material em razão do desequilíbrio econômico-financeiro gerado pela alta abrupta dos preços em razão da pandemia”, explica a entidade na justificativa da compra.
Ainda segundo o documento, “desse modo, considerando que grande parte do que havia em estoque no almoxarifado da PCDF já foi distribuído às unidades para suprir a necessidade imprevista, caso não haja a aquisição emergencial, corre-se o risco de não haver material sequer para os serviços essenciais que já eram realizados antes da atual emergência de saúde pública”, completa.