Covid-19: Hospital de Planaltina tem só 4 de 10 respiradores funcionando
Pelo menos seis equipamentos que auxiliam no tratamento do coronavírus estão em manutenção. Falta de material também preocupa servidores
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das referências no tratamento de Covid-19 para os brasilienses que moram na região da Saída Norte, o Hospital Regional de Planaltina (HRPL) tem vivido dias difíceis, principalmente no que diz respeito aos atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Além do desabastecimento constantemente relatado por servidores e familiares de pacientes, o atual cenário é potencializado pela falta de insumos para prestar uma assistência segura no combate à doença.
De acordo com profissionais da saúde lotados na unidade, o estoque de máscaras com reservatório não-reinalante, equipamento fabricado com plástico transparente e com encaixe para mangueiras de oxigênio, está zerado no hospital. A intervenção por oxigenioterapia é uma das medidas adotadas para pacientes que apresentam síndrome respiratória grave, um dos principais sintomas da Covid-19.
Ainda conforme relato obtido pelo Metrópoles, vários leitos para coronavírus não estão levantando a cabeceira, o que deixa os pacientes desconfortáveis e com o padrão respiratório comprometido. A inclinação superior da maca auxilia as funções pulmonares durante crises agudas de falta de ar.
A equipe da unidade ainda indica que, dos 10 respiradores instalados no hospital, apenas quatro estão em funcionamento e, mesmo assim, com restrições. A falta de uma peça conhecida como cassete expiratório impede o uso seguro desses maquinários. Além disso, seis deles foram encaminhados para a Subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Saúde, onde estão recebendo manutenção há pelo menos um mês.
Apenas em Planaltina, a Secretaria de Saúde já registrou pelo menos 890 casos de coronavírus até às 18h desta terça-feira (16/06). Ao todo, 15 moradores da cidade não resistiram e morreram por consequências da doença. Atualmente, a cidade abriga 4% do total de pacientes com coronavírus do Distrito Federal, número que já chega a 22.460 confirmações.
Aumento de casos
“Os casos de Covid-19 vêm aumentando consideravelmente no hospital. Não há circuito fechado para realização de intubação orotraqueal, para os casos suspeitos e confirmados, situação totalmente propícia para a disseminação do vírus e contaminação da equipe assistente e pacientes”, explica o servidor no relato.
Ainda conforme o depoimento, o quantitativo de servidores assistenciais, principalmente da equipe de enfermagem, está insuficiente para atendimento, devido ao extremo aumento da demanda. “A espera dos pacientes no isolamento para atendimento está em média de três horas, ainda pacientes com suspeita de infecção pelo vírus têm de aguardar o atendimento junto aos pacientes que já testaram positivo para a doença, fator significativo para a contaminação e disseminação do vírus para a coletividade”, detalha.
Outro lado
Sobre o depoimento, a coluna procurou a Secretaria de Saúde. “A direção do Hospital Regional de Planaltina esclarece que os profissionais de saúde têm acesso às máscaras N-95 e protetores faciais para evitar o contágio pela Covid-19”, informou a pasta, por meio de nota.
Ainda segundo a secretaria, “as camas estão passando por manutenção pontual e quatro novos respiradores chegarão à unidade quarta-feira (17/06). Os outros seis estão passando por manutenção e serão realocados tão logo estejam aptos a serem utilizados”, finalizou.