metropoles.com

Coronavírus: MPC-DF quer fiscalizar ações emergenciais da Saúde

Representação foi protocolada nesta quinta-feira (19/03) no Tribunal de Contas do DF, para analisar contratos da secretaria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Ministério Público de Contas (MPC-DF) protocolou, na tarde desta quinta-feira (19/03), representação no Tribunal de Contas (TCDF) com o objetivo de criar grupo de trabalho para analisar questões que envolvam a pandemia na saúde do Distrito Federal, por causa da transmissão do novo coronavírus. A decisão é da 2ª Procuradoria do órgão de controle.

Segundo a procuradora Claudia Fernanda de Oliveira Pereira, apesar de serem necessárias rapidez e flexibilização responsável para que normas e procedimentos não engessem a atividade do gestor, por outro lado, “é importantíssimo que se estabeleça a fiscalização e o controle, tanto quanto possível”, em especial nos contratos emergenciais da Secretaria de Saúde.

“A vantagem de se estabelecer um tal grupo, com dedicação exclusiva, é a de se manter foco e um canal oficial rápido, eficiente, de envio de questões, obtenção de respostas e documentos, bem como suas análises. Todos, certamente, dedicados a darem o melhor, para que o nosso país e nossa cidade passem por esse momento, repita-se, tão difícil, quanto trágico e doloroso, do melhor modo possível”, explicou.

Contratação suspeita

De acordo com a sugestão, o grupo de trabalho fiscalizará a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à Covid-19, assim como contratos celebrados pelos órgãos públicos.

Além disso, a representação sugere que o TCDF analise a regularidade de uma contratação emergencial de empresa de limpeza, publicada no Diário Oficial (DODF), mas que havia sido suspensa por decisão do Tribunal de Justiça (TJDFT) devido a suposta ocorrência de fraude, conforme revelado pelo Metrópoles. O valor total do contrato é de mais de R$ 67 milhões.

À época da denúncia, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu exonerar 22 servidores da Secretaria de Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?