metropoles.com

Coronavírus: Hospital da Criança do DF recebe doação de 5 mil máscaras

Ação integra o projeto Multiplique Amor, criado nas redes sociais, para contribuir com servidores que combatem a doença na rede pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Instagram
Hospital da Criança recebe doação de 5 mil máscaras de voluntários
1 de 1 Hospital da Criança recebe doação de 5 mil máscaras de voluntários - Foto: Reprodução / Instagram

Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Hospital da Criança de Brasília José Alencar receberam a doação de 5 mil máscaras descartáveis na quinta-feira (30/04). A ação é resultado do projeto Multiplique Amor, criado nas redes sociais por voluntários para auxiliar no abastecimento de equipamentos de proteção para quem trabalha na rede pública de saúde local.

O material foi recebido pelo superintendente da unidade, Renilson Rehein. “Muito mais do que oferecer parte do seu tempo e doar máscaras, você estendeu a mão em sinal de solidariedade e apoio à busca pela segurança, proteção e esperança, sob uma perspectiva de fé e amor. Agradecemos imensamente pelo apoio e parceria. Que Deus te abençoe ricamente e continue a frente das suas escolhas”, respondeu o gestor em carta direcionada ao projeto.

A princípio, a meta do grupo era produzir até 16 mil unidades do material. Entretanto, a adesão foi tão grande que o movimento passou a meta para 60 mil máscaras. Até agora, já foram confeccionadas e entregues 17 mil unidades de proteção.

No início da quarentena, quando os organizadores se reuniram, eram apenas três costureiras voluntárias. Esse número saltou para 90 artesãs, que aderiram à proposta apenas como forma de retribuir o trabalho dos servidores da saúde, que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

“Difícil descrever a emoção de entregar as máscaras nas mãos de quem realmente precisa delas. Ouvir da equipe que elas chegaram em ótima hora enche o coração da gente de gratidão. Saber que elas já estavam protegendo profissionais e pacientes de um hospital tão querido por Brasília faz valer todo esforço, todas as noites mal dormidas e todos os obstáculos enfrentados”, emocionou-se a empresária Liliane Ferreira, idealizadora do movimento.

Veja a carta:

Carta do Hospital da Criança em agradecimento à doação de máscaras aos servidores
Carta do Hospital da Criança em agradecimento à doação de máscaras aos servidores
Projeto social

No fim de março, dias após a determinação das medidas de isolamento social por causa da pandemia, o Metrópoles revelou a criação do projeto. Proprietária de dois estabelecimentos médicos, Liliane decidiu aproveitar a quarentena e usar os materiais que adquiriu para fabricar por conta própria o material que é indispensável aos profissionais que atendem pacientes com a Covid-19 nas unidades geridas pela Secretaria de Saúde.

“Eu e meu marido temos uma empresa de home care e uma clínica de estética. Por isso, vimos que faltaria para os nossos profissionais. Primeiramente, decidimos confeccionar as máscaras para eles. No entanto, decidimos fazer disso um projeto”, conta.

A ideia partiu de multiplicar o cuidado com o outro. “Começamos a sensibilizar pessoas para aderirem a essa proposta”, disse. Ela é sócia proprietária da Ágape Assistência Domiciliar e Singular Medicina Estética.

De acordo com Liliane, há uma grande dificuldade de encontrar o material no varejo e em quase todas as distribuidoras. “Além dos profissionais de saúde da rede hospitalar, os profissionais de clínicas e atendimento domiciliar (home care) também precisam de máscaras para realizar os atendimentos com segurança”, explicou.

Batizado de Multiplique Amor, o projeto da empresária conta com apoio de influenciadores digitais com o objetivo de sensibilizar pessoas que possam ajudar no mutirão voluntário.

“Eu trabalho com meu filho em Taguatinga. Como o comércio está fechado, ficou muito difícil, não só para mim, mas para todo mundo. Então, eu decidi ajudar porque se todos fizermos um pouquinho, a sua parte, fica mais leve para todo mundo”, disse Maria de Fátima Alves Sousa Monteiro, moradora de Taguatinga, e uma das voluntárias da ideia.

Ela tem 65 anos, é do grupo de risco, mas viu a oportunidade com a loja do filho fechada. “Achei que a melhor coisa a se fazer é apoiar quem está ajudando tanto a população, que são os servidores da saúde pública”, contou.

“Nos ajude a propagar essa corrente e, se você também quiser contribuir com nosso projeto, seja doando algum valor para continuarmos as compras de insumos ou doando o seu amor em forma de habilidades técnicas que possua, nos envie uma mensagem direta aqui no nosso Instagram oficial, que nossa equipe de voluntários entrará em contato o mais breve possível”, registra o perfil criado na rede social para recrutar apoiadores.

Os interessados em ajudar virtualmente o projeto podem clicar aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?