metropoles.com

Contra a variante Delta, GDF vai antecipar a 2ª dose da vacina da Covid

Regra se destina a quem já agendou a segunda dose, da AstraZeneca ou da Coronavac, com aplicação prevista para data até 6 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
vacina adolescente
1 de 1 vacina adolescente - Foto: GettyImages

Com a confirmação de transmissão comunitária da variante Delta, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu encurtar o intervalo estipulado entre as duas doses da vacina contra a Covid-19. A regra se destina ao público que já recebeu a primeira aplicação do imunizante, e cuja dose de reforço está agendada para data até 6 de agosto. O anúncio foi feito pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.

“Todos aqueles que estão no cartão de vacinação para a segunda dose até o dia 6 de agosto podem procurar o ponto de vacinação que será antecipada essa segunda aplicação. Esse é um dado importante. Todos aqueles que receberam a AstraZeneca e Coronavac – porque a Pfizer terá que aguardar até a próxima semana. No caso da vacina da Oxford, quem já tem 12 semanas pode fazer essa antecipação. Já a Coronavac, a regra é de 28 dias, mas baixou para 21 dias”, detalhou o secretário.

O prazo é ainda menor do que o analisado pelo Ministério da Saúde, o qual avalia reduzir de 90 para 60 dias o período entre as duas aplicações da vacina contra a Covid-19. Contudo, o novo prazo é mais uma ação da Secretaria de Saúde para tentar evitar novas internações causadas pela mutação da Covid-19 originária na Índia.

De acordo com a pasta distrital, 54 pessoas já foram confirmadas pela infecção da nova variante do Sars-Cov-2. Uma delas é uma criança, cuja idade foi não revelada, e que necessitou passar por um procedimento de traqueostomia. Até agora, quatro óbitos foram confirmados pela cepa; o mais recente é de uma servidora do Hospital de Apoio, onde houve o surto da infecção.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?