metropoles.com

Conselho Federal é acionado a regulamentar propaganda eleitoral da OAB-DF

Movimento Ordem Democrática representou a entidade federal para evitar abusos econômicos pelas chapas que disputam a seccional do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/OAB
Sede OAB
1 de 1 Sede OAB - Foto: Divulgação/OAB

O Movimento Ordem Democrática ingressou no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta segunda-feira (30/8), com uma representação para solicitar a regulamentação da pré-campanha à presidência da seccional da instituição no Distrito Federal (OAB-DF).

O grupo defende o nome de Renata Amaral na disputa e tem como adversários Thaís Riedel, Délio Lins e Silva Júnior, Evandro Pertence e Guilherme Campelo.

De acordo com a representação, a ausência de uma comissão eleitoral e de regras mais claras têm permitido abusos no período de pré-campanha. Um provimento Conselho Federal diz que “a propaganda eleitoral, que só poderá ter início após o pedido de registro de chapa, deve manter conteúdo ético de acordo com o estatuto e demais normas aplicáveis, tendo como objetivo apresentar e debater ideias relacionadas às finalidades da OAB e aos interesses da advocacia”.

Como o prazo para inscrições das chapas ainda não foi aberto, todas as ações promovidas neste período contam com uma falta de regulamentação mais específica.

“Isso permite que pré-candidatos e movimentos realizem, sem qualquer fiscalização e controle, pré-campanhas milionárias, com utilização de outdoors – o que é vedado mesmo no período eleitoral –, grandes almoços, jantares e festas”, aponta o Ordem Democrática.

De acordo com os advogados do movimento, a realização dos eventos de alto custo escancara a desigualdade econômica que, “se não combatida rapidamente, irá interferir diretamente no resultado do pleito da Seccional do Distrito Federal, em violação aos princípios democráticos, da República, da igualdade e do pluralismo político”.

As reuniões promovidas pelos grupos têm reunido dezenas de pessoas e, de acordo com a representação, elas não têm respeitado sequer as normas sanitárias para prevenção da Covid-19.

“Esses eventos, na maioria das vezes, são realizados em locais fechados, não raras vezes sem a utilização de máscaras e o respeito ao distanciamento seguro entre os participantes”, apontou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?