metropoles.com

Conselho aponta fraude em publicação no DOU e denuncia caso à PF

Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia afirma que senha da entidade foi usada sem autorização da atual direção e caso foi para polícia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Conter
Sede do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia - Metrópoles
1 de 1 Sede do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia - Metrópoles - Foto: Reprodução / Conter

A Polícia Federal vai investigar uma denúncia, realizada na quinta-feira (14/7), sobre a publicação fraudulenta na mais recente edição do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), a conta de acesso foi usada para autorizar a publicação de um aviso de eleição, mas sem consentimento da entidade.

Presidente do Conselho de Radiologia de São Paulo é afastado

No texto, publicado na quinta, o edital indicava a eleição de um novo presidente do conselho, que seria Carlos da Silva, além de outros diretores. A entidade retomou o acesso e publicou a correção do edital nesta sexta-feira (15/7). A verdadeira presidente é a técnica em radiologia Silvia Karina.

“De forma ilícita, os responsáveis tomaram posse de login e senha de membros do corpo funcional do Conter e, por meio disso, criaram um novo usuário para veicular publicações junto à Imprensa Nacional”, registra a nota oficial encaminhada ao Metrópoles.

2 imagens
Segundo o conselho, a publicação acima é fraudulenta
1 de 2

Entidade precisou publicar a anulação dos efeitos anteriores

Reprodução / DOU
2 de 2

Segundo o conselho, a publicação acima é fraudulenta

Reprodução / DOU

Fraude

De acordo com a denúncia encaminhada para a Polícia Federal, além da utilização indevida de login ao sistema, a fraude contou com criação de e-mails não institucionais para feedback de futuras publicações do conselho federal.

“Não obstante, dentro da plataforma Incom – utilizada para publicações no DOU – foi cadastrada uma empresa intermediadora para as publicações, na data de 13/07/2022, sem o consentimento da autarquia federal”, reforça.

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia solicitou para a Imprensa Nacional o relatório completo de acessos ao sistema para identificar  os infratores.

“Isto configura crime contra dois órgãos federais: o Conter e o próprio DOU. É inaceitável que os profissionais da Radiologia tenham de ser submetidos a tamanho desrespeito e desinformação por parte de terceiros, que buscam apenas interesse próprio. Tenho certeza que as autoridades competentes conduzirão a questão como se deve”, afirmou a presidente Sílvia Karina.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?