“Conjunção de esforços”, diz Ibaneis na abertura do ano legislativo na CLDF
Vice-governador Paco Britto representou o governador e leu discurso do chefe do Executivo local na cerimônia realizada na Câmara Legislativa
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-governador Paco Britto (Avante) participou, nesta terça-feira (2/2), na Câmara Legislativa (CLDF), da abertura do ano legislativo no Distrito Federal. Ele representou o governador Ibaneis Rocha (MDB). Durante a leitura da mensagem do chefe do Executivo local, Paco ressaltou a importância da relação com os parlamentares. Na mensagem, Ibaneis também lamentou as mortes ocasionadas pela Covid-19.
“Não podemos matar a economia do Distrito Federal. A conjunção de esforços resultou em uma série de resultados, como o Refis, além do auxílio emergencial local e das linhas de crédito especial para empresariado”, registrou o vice, no discurso de Ibaneis.
Na mensagem lida por Paco, o governador elogiou a atuação da Câmara Legislativa, que alcançou, segundo ele, 75% de aprovação popular.
Ibaneis também apresentou prestação de contas sobre as ações do governo na pandemia da Covid-19. Lembrou que o DF foi a primeira unidade da Federação a tomar medidas restritivas, também em relação ao teletrabalho. Na leitura da mensagem, Paco ressaltou que mais de 44 mil pessoas foram vacinadas nos 40 postos criados para a imunização no Distrito Federal.
Em relação às obras, o vice-governador lembrou da reforma do Eixão, da ampliação do BRT Sul e da reformulação da Ponte do Bragueto, no Lago Norte, além de intervenções no Paranoá, em Brazlândia, no Riacho Fundo e em São Sebastião. “Iniciou-se a revitalização completa da W3 Sul.”
No discurso lido por Paco Britto, o chefe do Executivo adiantou que pretende entregar 5 mil unidades habitacionais para moradia popular em São Sebastião e no Itapoã. O governo pretende, ainda, construir a Avenida das Cidades, também conhecida como Via Transbrasília, que deve ter 26km. “Beneficiará várias cidades, como o Plano Piloto e o Guara, por exemplo”, explicou.
Paco também adiantou que o governo está “elaborando inúmeros projetos de arquitetura orçamentária para construção de escolas técnicas nas cidades”.
O vice-governador chamou a atenção para a queda nos índices de criminalidade no DF, como homicídio e feminicídio. “Ainda inauguramos a segunda delegacia da mulher”, afirmou.
Ao ler a mensagem de Ibaneis, Paco lembrou da criação do plano de saúde de servidores e também o clube de descontos. Ele pontuou que vai encaminhar a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) para a Câmara Legislativa, assim como a ampliação da universidade distrital. “Nesse pronunciamento que faço em nome do governador, prestei contas do trabalho realizado em 2020 e resultados exitosos. Aos parlamentares que deram o voto de confiança ao governo, nosso muito obrigado”, finalizou.
Prioridade
O deputado distrital Rafael Prudente (MDB), presidente da Câmara Legislativa, destacou a importância do trabalho em conjunto com o GDF no combate à pandemia na capital federal. “Restam-nos 697 dias para cumprirmos e finalizarmos a nossa missão que a população nos confiou para representá-la até 2022. Todos deram o seu melhor para passar por essa fácil tão difícil. Fizemos absolutamente tudo para que o governo pudesse dar toda a assistência à população, seja na área da saúde, seja na educação e até auxílios para categorias mais afetadas pela pandemia. É com esse espírito que vamos conduzir os trabalhos da Casa nos próximos dois anos. Esperem uma Câmara Legislativa altiva, fiscalizadora, independente e, com o governo, melhorar a vida da população”, ressaltou.
Que seja o ano do emprego, da retomada da economia, com a venda da CEB Distribuição, o Refis, pautas importantes para devolver para o DF”, acrescentou Prudente. “Teremos pautas importantes para o setor produtivo. Tudo aquilo que for importante para o setor, como gerar empregos e desenvolver economia, terá prioridade neste mandato”, continuou.