metropoles.com

Conheça a mulher que une PSOL, PSDB, DEM, Rede e PCdoB no Congresso

Com a morte de um filho nas ruas de Curitiba, em 2009, a deputada Christiane Yared decidiu lutar pela paz no trânsito dentro da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Yared
1 de 1 Yared - Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Difícil imaginar o deputado socialista Chico Alencar (PSOL-RJ) com o mesmo discurso do coronel Alberto Fraga (DEM-DF), um dos grandes aliados de Jair Bolsonaro. Ou mesmo a deputada comunista Alice Portugal (PCdoB-BA) com bandeira igual à do tucano paulista Vanderlei Macri (PSDB-SP). E inclusive Nelson Marchezelli (PTB-SP) lado a lado com Alexandre Molón (Rede-RJ). Pois acredite: este dia aconteceu.

A responsável pelo feito é a deputada federal curitibana Christiane Yared (PR-PR). Conhecida no reduto político como uma das principais vozes por um trânsito mais seguro, a parlamentar reuniu, de novo, diferentes ideologias em torno da votação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que teve a paranaense como relatora.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cedeu o comando do plenário para a parlamentar conduzir a votação.“É uma honra muito grande saber que, acima de questões partidárias, esta Casa se une quando o assunto é de interesse de todos nós”, discursou a parlamentar, emocionada.

O gesto de Maia foi reconhecido pelas inúmeras bancadas partidárias. Christiane Yared perdeu um filho em 2009, vítima de uma trágica ocorrência de trânsito em Curitiba. O carro onde estava Gilmar Rafael Yared, 26 anos, foi abalroado por um veículo conduzido pelo ex-deputado estadual Carli Filho (PSB). O filho da deputada e um amigo morreram na hora. O político confessou estar alcoolizado.

Desde então, Christiane Yared partiu para as ruas e redes sociais em busca de mais segurança no trânsito. Criou uma ONG que oferece palestras e sensibilização sobre os riscos de morte nas vias e os altos índices de sequelas. Ao aceitar o convite de disputar as últimas eleições, ela foi a mais votada no Paraná para a Câmara dos Deputados. “Meu filho mesmo não precisa mais de novas leis, porque ele descansa. Hoje, trabalho para salvar a vida de outros jovens”, disse a deputada à coluna.

Desde o ingresso no Congresso Nacional, a política empossada em 2015 já apresentou pelo menos 30 propostas na Casa para endurecer as regras e evitar irresponsabilidades no trânsito. É dela, inclusive, a autoria da lei que torna gravíssima a infração de dirigir falando ao telefone celular. “Como parlamentar, me sinto honrada em ajudar o nosso país a preservar vidas. A aprovação deste plano é mais uma conquista a ser comemorada neste ano marcado pelas vitórias da consciência e da responsabilidade ao dirigir”, comemorou Yared.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?