metropoles.com

Comunidade quilombola no Entorno do DF elege seu primeiro prefeito

Localizado na área da Chapada dos Veadeiros, Cavalcante (GO) escolheu Vilmar Kalunga, descendente declarado de escravos de minas de ouro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Facebook
vilmar kalunga
1 de 1 vilmar kalunga - Foto: Reprodução / Facebook

O candidato Vilmar Kalunga (PSB) foi eleito nesse domingo (15/11) o primeiro prefeito de Cavalcante (GO) declarado oficialmente como descendente de escravos que atuaram nas minas de ouro da região central do Brasil. Estima-se que o município na Chapada dos Veadeiros seja povoado por cerca de 5,6 mil representantes da comunidade Kalunga, espalhados pelas zonas urbana e rural.

O vencedor teve 1.959 votos, o equivalente a 35,68% do total e 448 a mais do que o segundo colocado, Paradão (PTB). Ao todo, oito candidatos disputaram a Prefeitura Municipal de Cavalcante.

A cidade integra o Entorno do Distrito Federal, formado por 33 municípios. Com a eleição de dois prefeitos negros nas redondezas da capital federal, eles representam apenas 6% dos mandatários de toda a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride).

Divisão

Além de Cavalcante, os Kalungas estão divididos entre os municípios de Monte Alegre e Teresina de Goiás. Estima-se que o Quilombo tenha cerca de 9 mil a 11 mil pessoas, segundo relatos do presidente da associação da comunidade.

No passado, as casas tradicionais da comunidade Kalunga eram todas construídas de palha, pau a pique e adobe, tudo retirado da natureza ao seu redor. Para a sustentação, eram todas amarradas com uma corda de embirra, o que deixava a comunidade exposta a doenças, como chagas e malária.

As manifestações culturais Kalunga são representadas pelas rezas, folias e festas, que foram transmitidas de geração em geração pelos ancestrais, por meio da espiritualidade.

Na comunidade, todos são parentes. Todos são tios, sobrinhos e primos. Há comunidades nas quais as casas foram construídas distantes umas das outras, mas, na maioria delas, há um núcleo residencial que se localiza muito próximo. As relações de vizinhança e parentesco se misturam.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?