metropoles.com

Comissionados são maioria em 73% dos órgãos do GDF

Balanço publicado no Diário Oficial do DF mostra que ainda é alto o número de servidores sem vínculo com a administração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Positive gender discrimination
1 de 1 Positive gender discrimination - Foto: iStock

O último ano de mandato de Rodrigo Rollemberg (PSB) chegou, e o governador ainda não conseguiu cumprir uma de suas principais promessas de campanha: reduzir consideravelmente o número de cargos comissionados no Governo do Distrito Federal (GDF).

Em dezembro de 2017, segundo balanço divulgado no Diário Oficial, 67 dos 91 órgãos do governo tinham mais de 50% de comissionados em seus quadros. Em 18 deles, o número de servidores sem vínculo com o GDF superava 90%.

Conforme o documento, o Governo do Distrito Federal tem hoje 127.920 servidores, sendo 13.473 comissionados – desse total, 5.846 não são concursados. Ainda assim, no balanço geral, o GDF está dentro da lei, com 45,71% dos cargos comissionados. Mas a situação muda ao se analisar os dados de cada órgão.

Nas 31 administrações regionais, por exemplo, o menor índice de comissionados é de 74,51%, registrado em Vicente Pires. O índice é alto também em outros órgãos, como na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), onde 89,94% dos 179 cargos comissionados, são ocupados por funcionários sem vínculo com o governo.

 

Confira o Mapa de Servidores com dados de dezembro de 2017:

6 imagens
1 de 6

DODF/REPRODUÇÃO
2 de 6

DODF/REPRODUÇÃO
3 de 6

DODF/REPRODUÇÃO
4 de 6

DODF/REPRODUÇÃO
5 de 6

DODF/REPRODUÇÃO
6 de 6

DODF/REPRODUÇÃO

Outro lado
Por meio de nota, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão afirmou que, desde o início do governo Rollemberg, o Governo do Distrito Federal “vem reduzindo sistematicamente a quantidade de cargos comissionados”.

Segundo a pasta, em 2014, o Distrito Federal tinha 19.398 servidores com cargos em comissão, sendo 7.629 sem vínculo com a administração. Desde então, houve um corte de mais de 4 mil cargos. A secretaria frisou que, na totalidade, a maior parte dos cargos comissionados ( 54,85%) é destinada a servidores efetivos, os quais ingressaram no serviço público após aprovação em concurso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?